Itaú: feito para você ficar longe das agências
06/02/17
O Itaú vem adotando políticas para deixar os clientes cada vez mais longe das agências. As práticas têm um único objetivo: diminuir pessoal e justificar as agências digitais.
Em Natal, são várias as denúncias de pessoas que são ‘‘orientadas’’ a usarem os terminais de autoatendimento. Depósitos de até R$ 2 mil só são recebidos pelos caixas eletrônicos. Para pagar boletos nos caixas convencionais, apenas clientes do banco. Depósito em cheques, somente a partir de R$ 20 mil. Os clientes que queiram depositar valores superiores a R$ 5 mil são encaminhados à centralizadora, uma agência específica, não importando a distância a que estejam. Isso cria uma insegurança muito grande para os clientes, gerando casos de assaltos.
É importante que os trabalhadores também denunciem as orientações que estão recebendo neste intuito para que possamos embasar denúncia ao Procon e Ministério Público do Trabalho.
Agências Digitais
Os clientes estão sendo migrados paulatinamente para agências digitais, sem direito de escolha. Entretanto, as agências funcionam apenas em SP e RJ. Isso retira o emprego dos trabalhadores do RN e corta o vínculo dos clientes com seus gerentes.
Nas ADs os bancários foram atraídos com promessas de crescimento profissional, remuneração variável baseada em metas atingíveis e um ambiente saudável e tranquilo. Mas segundo os sindicatos que agregam estes trabalhadores, tudo não passa de ilusão, pois a realidade se mostrou bem diferente do prometido.
Itaú, feito pra deixar os clientes bem longe das agências e os funcionários desempregados.