Notícias

Sindicato promove debate sobre a situação da Funcef

11/06/18

O Sindicato dos Bancários do RN promove na próxima quinta-feira, 14 de junho, um seminário sobre a situação atual da Funcef e os sucessivos equacionamentos. O evento será realizado no auditório do Sindicato (av. Deodoro, 419, Petrópolis), a partir das 18h30, com a presença do diretor Augusto Miranda e terá transmissão ao vivo pela página do Sindicato no Youtube.

A situação dos Fundos de Pensão estatais é bastante preocupante, e a Funcef está entre os mais prejudicados. O equacionamento é previsto em lei (108 e 109/2001). Em caso de desequilíbrio atuarial, em uma situação normal, ou seja, basicamente conjuntural. E chegou confiscando mais de 20% dos salários! Até mais de 30% para quem permaneceu no BD!

Atualmente é conhecido amplamente que o déficit tem variadas causas: contencioso, oriundo da política de pessoal da patrocinadora, causas conjunturais e causas oriundas de má gestão e corrupção como as apontadas pela CPI dos Fundos de Pensão e, ato contínuo, da operação Greenfield. Estas últimas, as causas estruturais, são uma questão crucial.

Pois é para debater essa situação e as possíveis saídas que convidamos todos os empregados da Caixa a participarem e tirarem suas dúvidas.