Notícias

Diretor de Administração Eleito da Funcef esclarece dúvidas em debate no Sindicato

18/06/18

O diretor de administração eleito da Funcef, Antonio Augusto de Miranda e Souza, esteve na noite de 14 de junho no auditório do Sindicato dos Bancários do RN esclarecendo as reais condições do Fundo de Previdência e tirando as dúvidas dos presentes sobre os frequentes equacionamentos. O evento levou um grande público ao local e ainda contou com a participação de vários bancários pela transmissão ao vivo feita pelo Facebook.
Augusto mostrou que  a situação da Funcef ainda não é das melhores, mas está se invertendo, e já conseguiu alcançar o primeiro superávit depois de quatro déficits consecutivos. Tais déficits são a origem dos equacionamentos que vêm ‘‘confiscando’’ grandes fatias dos salários dos beneficiários.
O diretor mostrou que a ingerência política é o maior problema do Fundo e que só foi possível frear os investimentos de risco que levaram a Funcef a esta situação, após a Operação Greenfield. Tal investigação é um desdobramento da Operação Lava-Jato que investiga os desvios nos Fundos de Pensão e Bancos Estatais. Graças a ela parte do dinheiro está sendo recuperado, mas ainda é pouco para evitar a atual situação.
Um dos maiores problemas dos beneficiários é a ausência de um limite para os descontos oriundos dos equacionamentos. Quer dizer que, em caso de novos déficits, continuarão a ser efetuados novos equacionamentos com consequentes diminuição nos valores dos benefícios. Para barrar isso, há no Congresso um Projeto de Lei que limita o desconto.
A Reforma Estatutária é necessária, mas nos moldes em que foi apresentada, retirando o poder de fiscalização da direção eleita e colocando cada vez mais empecilhos para evitar os desmandos políticos dentro do plano, não deve ser aceita.