Notícias

Nenhum apoio político ao PT, contra Bolsonaro, vote Haddad 13

18/10/18

Estamos diante do segundo turno para as eleições presidenciais no Brasil e por isso mesmo expostos a fazer uma escolha que irá afetar nossa vida (pelo menos) nos próximos quatros anos.
Diante do quadro de absurdos disparados pelo candidato Jair Bolsonaro (PSL), o Sindicato dos Bancários do RN indica o voto em Fernando Haddad, 13.
Explicamos: Jair Bolsonaro, 28 anos de Congresso Nacional, sempre se posicionou contra a Classe Trabalhadora. Um exemplo claro é seu orgulho em dizer que sempre votou contra os direitos das empregadas domésticas. Também votou favorável à Reforma Trabalhista defendendo os empresários e a PEC do Teto dos Gastos em apoio ao Governo Temer.
Alguns que o defendem argumentam que ele representa ''a mudança''. Que mudança? Ele fez sua carreira em grande parte no partido de Paulo Maluf, reconhecidamente um dos maiores corruptos brasileiros e ainda colocou toda sua família para ''mamar nas tetas do Estado'', Estado este que agora ele quer tornar mínimo vendendo o patrimônio público brasileiro, incluindo as estatais mais rentáveis como a Eletrobras, Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica a preço de banana, o que deverá aumentar ainda mais o desemprego no país.
Junte-se a isso às declarações mais abjetas dadas pelo candidato quando se refere a mulheres, negros, indígenas e toda a comunidade LGBT que, segundo ele, ou passam a servir a maioria ou serão eliminadas. O tipo de discurso que tem sido combustível para dezenas de casos de agressões e mortes contra minorias pelo país. A luta do SEEB RN é por igualdade de oportunidades para todos, independentemente de raça, gênero ou orientação sexual. 
Ele ainda se diz moralista mas recebia auxílio-moradia “para comer gente” mesmo tendo imóvel próprio; e o caso da Waldenice (Açaí da Wal), sua assessora de gabinete fantasma, além do seu irmão Renato Bolsonaro que recebia R$ 17 mil mas trabalhava nas suas lojas de móveis, quem não lembra?
Por fim, Bolsonaro defende o fim dos sindicatos e os ''ativismos'', os mesmos que conquistaram todos os direitos trabalhistas ao longo da história, como 13° e férias, direitos estes que também estão ameaçados pelo projeto de governo do candidato e seu vice, que também já defendeu publicamente um autogolpe, colocando em risco a nossa tão recente democracia, conquistada com muito sangue por companheiros. Bolsonaro tem como ídolo o maior torturador da Ditadura Militar, o temido Cel. Carlos Alberto Brilhante Ustra e, ele mesmo já afirmou que “eu sou favorável à tortura”.
O Sindicato dos Bancários do RN reafirma a desconfiança no PT e na CUT, que traíram as lutas de classe como, recentemente, na Greve Geral para derrubar Temer e suas reformas. Mas entendemos que o voto nulo, neste momento, beneficiará a vitória do autoritarismo, da intolerância e do ódio.
Mesmo numa eventual vitória de Fernando Haddad (PT), o SEEB-RN continuará a combater seus ataques e traições, assim como fizemos nos 13 anos de governo de Lula e Dilma, organizando greves, manifestações e chapas de oposição à Contraf/CUT pelo país afora. 
Os bancários do Rio Grande do Norte precisam continuar mobilizados para enfrentar qualquer um que ganhe as eleições em 28 de outubro, pois as duas candidaturas preparam junto com os banqueiros e os grandes empresários a retirada de direitos.
Em defesa das liberdades democráticas! Ditadura nunca mais! Para combater o machismo, o racismo e a homofobia! Pela liberdade de organização dos trabalhadores! Greve Geral por uma Previdência Social Pública!