Notícias

Sindicato participa de luta em defesa da CEF

11/12/18

O Sindicato dos Bancários do RN participou no último dia 6 de dezembro de um Ato unificado em frente a agência Potiguar da Caixa Econômica Federal, em Natal (RN). A manifestação foi convocada pela Fenae em Dia Nacional em Defesa dos Bancos Públicos. Além das duas entidades, participaram representantes de Apcefs, centrais sindicais, e famílias que integram movimentos sociais de luta por moradia popular.

Não é a primeira vez que os bancários da Caixa precisam se mobilizar em defesa da manutenção da Caixa 100% pública. No governo Dilma, por exemplo, uma forte mobilização impediu a abertura de capital do Banco.

Para o diretor do Sindicato dos Bancários, José Xavier, não tem sentido vender um banco que além de lucrativo tem um papel social muito importante para a sociedade. “Um banco que tem 157 anos, é responsável por boa parte dos programas habitacionais, saneamento, bolsa-família, FGTS, não pode ser tratado como moeda de troca pelo novo Governo. Por mais que o presidente (eleito) tenha negado, o futuro ministro Paulo Guedes já disse que tem intenção de privatizá-la” declarou.

 “Estamos aqui para mostrar a importância da Caixa na vida de cada trabalhador e trabalhadora. São empregados da Caixa de todo o país e nossos parceiros do movimento por moradia na defesa do FGTS, do Bolsa Família e de outros programas sociais de combate à pobreza que estão ameaçados com a possibilidade de privatização da Caixa”, disse o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Nos diversos pronunciamentos, dirigentes das entidades lembraram que os bancos públicos são os responsáveis pelo atendimento na maior parcela de municípios no país, sobretudo aqueles comumente considerados menos rentáveis. Têm forte presença nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, mais carentes em termos de atendimento bancário. Na região Norte, 63,3% do total de agências são de bancos públicos e na Região Nordeste, 59,3%.

O representante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e favelas (MLB), Celio Lima, lembrou o papel da Caixa no financiamento de casas populares. “Nós que somos da ocupação temos uma pauta de reivindicação por moradias e não podemos deixar a Caixa ser privatizada. A Caixa é do povo”, enfatizou.

“Estaremos nas ruas para defender a Caixa, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste. Nossa luta também é em defesa da Previdência Social, que também está ameaçada pela reforma do futuro governo”, disse Eduardo Xavier, diretor do SEEB RN que discursou representando a CSP Conlutas.

Mobilizações

Outras manifestações foram realizadas em todo o país no Dia Nacional em Defesa dos Bancos Públicos. As manifestações foram idealizadas pelo Comando Nacional dos Bancários, como forma de protestos contra as ameaças proferidas por representantes das direções dos bancos e membros de governos, que têm a intenção de fragilizar as empresas e vender seus ativos. Apesar das divergências com o Comando Nacional, o SEEB RN entende que a unidade de ação é necessária para impedir que mais ataques ocorram e lesem os trabalhadores.