Notícias

Em ato pela defesa da Caixa 100% pública, Sindicato relata a retirada de direitos

03/08/16

Na manhã desta quarta-feira (03/08), o Sindicato dos Bancários do RN promoveu um ato na Caixa Econômica Federal, agência Potiguar. O ato faz parte da mobilização nacional contra a privatização da CAIXA e em combate aos ataques contra os trabalhadores.

A presidente Dilma já anunciava parte da privatização, e agora no Governo elitista do presidente interino Michel Temer, não é diferente. Ele anunciou as mesmas medidas e ataques aos trabalhadores da Caixa, como reestruturações e diminuição do quadro. “A população, os trabalhadores em geral devem entender que a Caixa Econômica Federal é um patrimônio do povo brasileiro, pois apresenta uma história de serviço à sociedade, como FGTS, habitação e muitos outros”, frisou Eduardo Xavier, diretor do SEEB-RN.

Além da reestruturação, que muda a vida dos bancários drasticamente, e diminuição do quadro de funcionários, que sobrecarrega os que continuam dentro das agências e gera adoecimentos, os ataques avançam e não podemos calar! A agressão contra os trabalhadores vem em forma de mudanças, como na RH184 - a criação do que chamavam antigamente de “caixa flutuante”, em que com a saída de um caixa, não haverá reposição. Apenas a entrada do Caixa por minuto, que não tem função efetiva no banco. “Esses caixas serão prejudicados, pois não terão direitos. É mais um tipo de exploração que estão fazendo com os trabalhadores”, evidenciou o diretor José Xavier. Além das mudanças, as agressões também atacam os bancários como a remoção da insalubridade dos avaliadores de penhor, estes que lidam diariamente com componentes químicos e que correm sérios risco de terem a saúde afetada com o manuseio desses componentes. “Isso é inaceitável. Temos que somar forças para tentar reverter esses ataques contra os trabalhadores, e defender a Caixa Econômica Federal para ser 100% pública”, ressaltou Gilberto Monteiro, coordenador-geral do SEEB-RN.