Notícias

28 de agosto, dia do bancário

28/08/21

No dia 28 de agosto de 1951, o Sindicato de Bancários de São Paulo entrou em greve após receber uma proposta de reajuste salarial insignificante do governo. Vários outros sindicatos por todo o território nacional aderiram à greve, no entanto, apenas em SP a greve durou 69 dias e arrancou via judiciário um reajuste de 31%. Uma grande vitória para a classe, que passou a ser perseguida depois da greve. Muitos perderam seus empregos e foram alvo de represálias.
Desde então a categoria bancária é tida como um exemplo de luta para toda a classe trabalhadora. Resistindo e enfrentando patrões de grande poder econômico e político, os bancários seguiram lutando e avançando, arrancando com muito suor direitos trabalhistas básicos.
Infelizmente não temos muito o que comemorar. O constante fechamento de agências e postos de trabalho, metas inalcançáveis, pressão e assédio, levam a categoria a ser uma das mais adoecidas entre os trabalhadores brasileiros. A luta chega a ser boicotada pela própria Contraf/CUT que insistentemente vem fechando acordos bianuais, impedindo que a categoria lute por melhores condições de trabalho e reduzindo campanhas de mobilização a índices de reajuste salarial.
Mas o Sindicato dos Bancários do RN segue firme na luta e muito orgulhoso por representar os valorosos colegas que mantém viva a luta por melhores condições de trabalho e vida. Nossos parabéns pelo dia!