O diretor do Sindicato Marcos Tinôco entregou nesta segunda-feira, às 15h30, a pauta alternativa de reivindicações do Movimento Nacional de Oposição Bancária (MNOB) na sede da Fenaban, em São Paulo. O documento foi protocolado pela assessora jurídica da Fenaban, Marilena Moraes de Funari. Ela afirmou que a Federação irá analisar o documento. Agora, os bancários de todo o país aguardam o início das negociações da Campanha Salarial 2009/2010.
Por telefone, de São Paulo, Marcos Tinôco disse que a assessora jurídica indagou o porquê de duas pautas e ouviu a resposta que os bancários do RN sabem de cor: “Dissemos que não há como unificar uma pauta rebaixada que não atende aos anseios da classe trabalhadora bancária. Estamos sendo sistematicamente traídos pela Contraf/CUT ano após ano e não temos condições de andar juntos. Eles querem acabar com o movimento e nós queremos construir as lutas”, afirmou.
Também estiveram presentes na entrega da pauta alternativa do MNOB os sindicalistas Davi Sá Barros, pelo Maranhão, Beto Castilho e Marcos Linharu, por Bauru/SP, Laércio Pereira, representando o MNOB e o assessor jurídico do MNOB, Márcio Cardoso.
Na próxima segunda-feira, 17 de agosto, Marcos Tinôco viaja para Brasília, onde entregará as pautas específicas no Banco do Brasil e na CAIXA.