O consumidor que deseja abrir conta em banco deve ter cuidado redobrado. É que algumas empresas aproveitam para cobrar muito mais do que o necessário. Resultado, o cliente acaba pagando por serviços que não usa.  

O que muita gente não sabe, por exemplo, é que todos os correntistas têm direito a uma quantidade mínima de serviços gratuitos, como o fornecimento de cartão de débito, a realização de até quatro saques mensais e a retirada de dois extratos. A determinação é do Banco Central.

As pessoas contratadas pelas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e os funcionários públicos ainda podem optar pela conta-salário, que permite a transferência de valores sem pagamento de tarifas.

A portabilidade de crédito é outro direito pouco conhecido. Pela regra, quem tem algum tipo de financiamento pode transferir a dívida para outra organização financeira que ofereça melhores condições de juros e prazos, sem pagar pela transferência.

Pesquisa

De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), ao abrir uma conta, o consumidor pode ter muita dor de cabeça se não tomar cuidado. Recentemente, voluntários abriram contas em agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander e avaliaram as informações de cada empresa.

As organizações financeiras foram reprovadas em vários quesitos. Nenhuma, por exemplo, informou sobre a existência dos serviços gratuitos e todas concederam cheque especial sem a solicitação do cliente.

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O que muita gente não sabe, por exemplo, é que todos os correntistas têm direito a uma quantidade mínima de serviços gratuitos, como o fornecimento de cartão de débito, a realização de até quatro saques mensais e a retirada de dois extratos. A determinação é do Banco Central.

As pessoas contratadas pelas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e os funcionários públicos ainda podem optar pela conta-salário, que permite a transferência de valores sem pagamento de tarifas.

A portabilidade de crédito é outro direito pouco conhecido. Pela regra, quem tem algum tipo de financiamento pode transferir a dívida para outra organização financeira que ofereça melhores condições de juros e prazos, sem pagar pela transferência.

Pesquisa

De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), ao abrir uma conta, o consumidor pode ter muita dor de cabeça se não tomar cuidado. Recentemente, voluntários abriram contas em agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander e avaliaram as informações de cada empresa.

As organizações financeiras foram reprovadas em vários quesitos. Nenhuma, por exemplo, informou sobre a existência dos serviços gratuitos e todas concederam cheque especial sem a solicitação do cliente.

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Cliente deve ter cuidado ao abrir conta

04/05/12

O consumidor que deseja abrir conta em banco deve ter cuidado redobrado. É que algumas empresas aproveitam para cobrar muito mais do que o necessário. Resultado, o cliente acaba pagando por serviços que não usa.  

O que muita gente não sabe, por exemplo, é que todos os correntistas têm direito a uma quantidade mínima de serviços gratuitos, como o fornecimento de cartão de débito, a realização de até quatro saques mensais e a retirada de dois extratos. A determinação é do Banco Central.

As pessoas contratadas pelas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e os funcionários públicos ainda podem optar pela conta-salário, que permite a transferência de valores sem pagamento de tarifas.

A portabilidade de crédito é outro direito pouco conhecido. Pela regra, quem tem algum tipo de financiamento pode transferir a dívida para outra organização financeira que ofereça melhores condições de juros e prazos, sem pagar pela transferência.

Pesquisa

De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), ao abrir uma conta, o consumidor pode ter muita dor de cabeça se não tomar cuidado. Recentemente, voluntários abriram contas em agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander e avaliaram as informações de cada empresa.

As organizações financeiras foram reprovadas em vários quesitos. Nenhuma, por exemplo, informou sobre a existência dos serviços gratuitos e todas concederam cheque especial sem a solicitação do cliente.