O Sindicato convoca toda a categoria para ratificar decisão da diretoria e vestir vermelho na próxima sexta-feira, 28 de agosto, no Dia Nacional dos Bancários. O protesto será marcado pela luta contra a exploração dos banqueiros e do Governo Lula. Atos Públicos em diferentes agências também foram definidos.
De acordo com a diretora do Sindicato e funcionária da CAIXA, Marta Turra, os bancários estão entrando na reta decisiva da Campanha Salarial 2009 e devem intensificar as mobilizações em todas as agências. “Esse tipo de protesto nos coloca de frente para a população. É o momento de nos organizarmos mais ainda para conquistar o apoio da sociedade nessa etapa difícil da Campanha Salarial”, afirmou a sindicalista.
Negociações
Na próxima semana, dia 2 de setembro, haverá a primeira rodada de negociação entre os bancários e a Fenaban. O Sindicato entregou, na primeira quinzena de agosto, as pautas de reivindicação alternativas em nome do Movimento Nacional de Oposição Bancária. Para o diretor do Sindicato, funcionário do HSBC e membro da coordenação estadual do MNOB, Eduardo Xavier, a primeira reunião já deve mostrar o grau de intimidade entre os banqueiros e a Contraf-CUT. “Mesmo sem recuperar um centavo das perdas salariais do plano Real, a Contraf/CUT 'conseguiu' pedir um reajuste menor que o do ano passado quando, de forma vergonhosa, chegaram a diminuir a pedida no meio da Campanha Salarial. Devemos estar atentos para o que vai sair dessa reunião e não nos iludirmos com qualquer resultado”, disse.