Bradesco estuda acabar com os caixas nas agências e colocá-los no pré-atendimento. Isso para começar, pois o objetivo final é trocar a mão-de-obra humana por robôs.
O diretor regional do banco Bradesco, Geraldo, chamou os administrativos das agências para uma reunião em Recife para reclamar de hora extra e qualidade do atendimento. Ainda sugeriu que fossem retirados todos os caixas de dentro da agência e fossem colocados estes caixas no pré-atendimento.
Com o questionamento dos administrativos que se posicionaram contra a idéia, ele sugeriu que isso fosse feito aos poucos para que eles fossem se acostumando. Segundo Geraldo a experiência já começou em agências do Sudeste. Um exemplo é a agência conhecia como “do futuro” ou NEXT, em São Paulo. Lá, tudo é automático, inclusive o pré- atendente que é feito por um robô.
Os funcionários já estão conscientes de que serão usados e jogados fora. O real interesse do banco é demitir funcionários e não repor. Fazer com que robôs assumam o lugar de pais de família. Além disso, os que ficarem deverão ser sobrecarregados o que deve gerar o acúmulo de doenças
Então Geraldo (regional do Bradesco), está clara a sua verdadeira intenção. Qualidade do atendimento se faz com seres humanos. Trabalhar pelo social não é aumentar os lucros e investir um mínimo em projetos sociais. É garantir trabalho digno para seus funcionários, sem exploração.
Por fim, o artigo 3º da resolução 3.694 do Banco Central de 26 de março de 2009 garante ao cliente o direito de escolher ser atendido nos caixas convencionais.
RESOLUÇÃO Nº 3.694
Art. 3º É vedado às instituições referidas no art. 1º recusar ou dificultar, aos
clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico.