Notícias

Bancários têm participação decisiva no Seminário de Reorganização Sindical

13/09/09

O Sindicato dos Bancários teve participação decisiva no Seminário de Reorganização Sindical, Popular e Estudantil promovido pela Conlutas e a Intersindical sábado passado no auditório do Sinpol. Já na abertura do evento, que contou com a presença de mais de 120 trabalhadores, o coordenador geral do Sindicato, Liceu Carvalho, lembrou da importância da unificação dos discursos entre as entidades que organizaram o seminário. “As picuinhas devem ficar de lado para que encontremos um denominador comum paras lutas. Depende de nós, de cada um”, afirmou.

O diretor de formação política do Sindicato, Eduardo Xavier, representou os bancários na mesa de debate sobre conjuntura na parte da manhã. Ele denunciou os ataques do Governo Lula aos movimentos sociais, criticou o capitalismo, apresentou o socialismo como alternativa e lembrou que os banqueiros estão entre os que mais ganharam com a crise econômica mundial.

Num dos pontos altos do debate, que teve o colega Índio, bancário de São Paulo da Intersindical, como outro debatedor, Eduardo convocou a Intersindical a romper com a Contraf-CUT para encampar a Campanha Salarial Alternativa dos Bancários, como prega o MNOB. “Está na hora dos companheiros romperem com esse modelo e defender de forma concreta os interesses dos trabalhadores bancários explorados. Precisamos derrotar a Contraf/CUT porque esse Central tem traído os bancários, que não se sentem representados pela Central”, afirmou.

Participaram do Seminário os seguintes diretores: Liceu Carvalho, Eduardo Xavier, Beatriz Oliveira, Gilberto Monteiro , João Bezerra, Robério Paiva, Tarcísio Cavalcante, Maria Dantas, Juary Chagas e Francisco Ribeiro, o Chicão.