Notícias

Legitimidade combina com legalidade e eleição se ganha é no voto

25/02/13

O dia 21 de fevereiro de 2013 é histórico, por diversas razões, mas para o Sindicato dos Bancários do RN tem um significado marcante: a vitória nas urnas, máxima expressão da Democracia e do voto representativo, universal, intransferível e secreto, ratifica o fato que a Entidade e seus gestores estão no rumo certo – particularmente aos que se submeteram a novo sufrágio através da Chapa 1, Independência e Luta!

Sou participante ativo de pleitos os mais diversos desde os anos de movimento estudantil, na década de 1980, e tenho observado algo que não muda, em qualquer movimento: um pequeno grupo de pessoas que não conseguem se fazer representar por ninguém. Até poderiam formar um bloco, se conseguissem ceder, abrir mão de vaidades pessoais e conviver em grupo – mas não conseguem – são do contra, qualquer que seja a opinião.
 
Graças a uma política focada em ouvir as bases e construir propostas para quem realmente interessa (os trabalhadores), a diretoria do SEEB-RN, Independência e Luta, conseguiu reduzir o número de insatisfeitos a praticamente a zero.
 
Os candidatos que fazem a chapa 1 estão de parabéns em conseguir aglutinar pessoas de correntes e pensamentos os mais diversos – os que têm compromisso com o fortalecimento do movimento em defesa dos trabalhadores e de enfrentamento aos patrões – o que se traduziu numa maciça votação, com mais de 92,18% dos votos, aliado ao comparecimento bastante significativo dos filiados da categoria, em todas as agências bancárias, em todas as regiões do Estado, que contribuíram para uma vitória esmagadora.
 
É assim que coisas têm que ser. Legitimidade combina com Legalidade, e eleição se ganha no voto! A isso chamamos de democracia! Em um breve discurso aos colegas que trabalharam dias e noites na campanha e acompanharam as eleições e apurações, a presidente reeleita, Marta Turra dedicou esta vitória ao colega Nuremberg, funcionário do Sindicato, que recentemente foi retirado de nosso convívio de forma precoce em um acidente automobilístico.
 
Nurenga, como era carinhosamente conhecido, sempre contribuiu de forma propositiva para o sucesso dessa luta, e fará muita falta ao movimento. Comemoremos, com o senso de responsabilidade dos desafios que nos esperam nesse mandato, que é de toda a categoria.
 
Parabéns a toda a categoria dos Bancários e muito obrigado a todos que construíram essa vitória política, jurídica e democrática!
 
Joserrí de Oliveira Lucena
Bancário