Notícias

Bancários na Luta em Comemoração ao dia Internacional da Mulher

13/03/13

Parte da diretoria do Sindicato dos Bancários esteve presente na Manifestação que marcou as comemorações do Dia Internacional da Mulher em Natal. A data serve para lembrar daquelas que tanto lutaram para a conquista dos direitos que as mulheres possuem hoje, mas também para ressaltar os muitos desafios que as novas gerações precisam enfrentar para um real igualdade entre os sexos.

 

A criação da Lei Maria da Penha, que pune o agressor da vítima de violência doméstica com cadeia foi um grande avanço, entretanto precisamos criar condições para que ela seja verdadeiramente aplicada. Com uma mão, o ex-presidente Lula sancionou a lei e, com a outra, autorizou um corte milionário no orçamento para tratar do combate à violência doméstica. Precisamos exigir a criação de delegacias, casas abrigo e promotorias específicas para atender as vítimas é essencial. Para se ter uma ideia o RN possui apenas duas delegacias especializadas em atendimento a mulher, ambas funcionando na capital.

 

As mulheres possuem cada vez mais tempo de estudo e ainda recebem os menores salários, são as que mais sofrem com assédio, incluindo o sexual e a discriminação que criam péssimos ambientes de trabalho.

 

A diretora de gênero, raça e orientação sexual do SEEB RB, Izôlda Cristhyne, lembra que é preciso se preparar para as próximas reformas da previdência e trabalhista. “As reformas visam retirar direitos dos trabalhadores e sabemos que as mulheres serão as mais prejudicadas”, lembrou.