Como já era esperado, os banqueiros apresentaram uma proposta ridícula de 4,5% para os bancários na última reunião de negociação que acabou agora há pouco e, dessa forma, empurram os bancários para a GREVE. A reunião entre os patrões e a categoria ocorreu na sede da Fenaban, em São Paulo.
O sentimento de insatisfação da categoria não poderia ser maior. O diretor de Finanças do Sindicato do RN, Juvêncio Hemetério, comparou o reajuste proposto com a margem de lucro dos Bancos. “É inadmissível um reajuste merreca como esse de 4,5% se a gente olhar para os lucros que os bancos tiveram nesse primeiro semestre, que foi de R$ 14,3 bilhões. Com essa piada, vamos à greve”, afirmou.
A proposta-esmola dos banqueiros é mais um motivo para a categoria lotar a assembleia geral dos bancários nesta quinta-feira, a partir das 18h30, na sede do Sindicato. Na pauta, a aprovação do calendário de mobilização proposto pelo Comando Nacional do MNOB que aponta greve dos bancários para o dia 24 de setembro.
Abaixo, proposta da Fenaban:
Índice: 4,50 %
PLR: 1 salário e meio com limite de 4% do lucro e de R10.000,00 1,5% do lucro líquido com limite de R$ 1.500,00 (por funcionário)
Auxilio de creche de 71 meses
Em reunião entre o Comando Nacional do MNOB e sindicatos, logo após a negociação, a orientação é:
Rejeitar na íntegra a proposta da Fenabam, e aprovar indicativo de GreveGeral para dia 24.09.09 por tempo indeterminado.