Notícias

NOTA à POPULAÇÃO expôs a indignação da categoria frente a exploração dos banqueiros e do Governo Lula

18/09/09

O Sindicato distribuiu durante as visitas às agências uma nota À população em que fala da Campanha Salarial 2009. Abaixo, o conteúdo da nota:

NOTA À POPULAÇÃO

Os bancários de todo o país estão em plena Campanha Salarial. A luta, de novo, é pela garantia de direitos. Este ano, as altas taxas de lucros dos Bancos mostram que a realidade de crise econômica mundial não existe para os banqueiros. Pelo contrário, o trabalhador é quem vem pagando os prejuízos de um sistema que gera desemprego, fome e adoecimento em todo o mundo.

Os bancários entregaram a pauta de reivindicação para os patrões em agosto, mas até o momento apenas uma proposta indecente de 4,5% foi feita pelos banqueiros e o Governo Lula, patrão nos Bancos Públicos. Nossa luta não é apenas por reajuste salarial, mas principalmente por melhores condições de trabalho, garantia do emprego e isonomia.

Todos os dias, os bancários são obrigados a cumprir metas absurdas, além de ficarem expostos a todo tipo de assédio dentro das agências. O quadro reduzido de funcionários aumenta a sobrecarga dos trabalhadores, o que gera o adoecimento do bancário e a insatisfação do cliente, que passa horas numa fila de Banco. As altas taxas de juros cobradas pelos banqueiros nas transações bancárias mostram, também, que os clientes são tão explorados como os trabalhadores.

É por isso que o Sindicato dos Bancários convida toda a população para as mobilizações que faremos até o final desta Campanha Salarial nas agências da capital e do interior do Estado. A conta dessa crise deve ser paga pelos responsáveis pela exploração do trabalho de cada um de nós.

ATÉ A VITÓRIA!