Notícias

Nova diretoria toma posse para o triênio 2013-2016

26/04/13

A posse da nova diretoria do Sindicato dos Bancários do RN opcorreu na sexta-feira, 26, e contou com a participação da base. Os presentes acompanharam a solenidade que oficialmente iniciou o novo mandato e depois pode se divertir com comida, música e dança.

Leia a íntegra do discurso da coordenadora geral Marta Turra.

BOA-NOITE,

 

SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS!

 

Em nome da diretoria eleita para o triênio 2013/2016, quero agradecer a confiança de vocês, expressa por uma votação extraordinária (92%). Tal resultado significa que estamos no caminho certo e aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. Obrigado a vocês todos e às Entidades que nos honram com sua presença.

Lamentavelmente, os companheiros da oposição não conseguiram inscrever uma chapa. Teria sido um bom debate em torno de programas bastante distintos. Ainda mais num momento em que a luta de classes se agudiza mundo afora e a crise está sendo paga pelos trabalhadores, com demissões e retirada de direitos.

A luta continua em defesa da classe trabalhadora, das mobilizações e das greves por melhores salários. Seguiremos firmes no combate ao assédio moral, ao fim da discriminação, contra as demissões e em defesa da saúde do trabalhador. Lutaremos por redução da jornada de trabalho sem redução do salário; por concurso público e pela garantia do emprego.

Estamos construindo a FNOB-Frente Nacional de Oposição Bancária, fortalecendo as oposições, para apontar uma nova direção para o movimento bancário brasileiro. Esta é uma tarefa difícil e uma diretoria sozinha não é capaz de avançar sem a ajuda dos trabalhadores da sua base. Por isso, venham conosco, tragam suas contribuições para que possamos enfrentar ainda mais adversidades que o sistema capitalista nos impõe.

Ainda que sejamos poucos, temos a convicção de que é preciso, e vale a pena, enfrentar o sistema financeiro, o governo e a direção do movimento, que são hoje os sindicatos cutistas e a CONTRAF/CUT, representantes do governo no movimento sindical. Seguimos denunciando os acordos rebaixados e buscando a recuperação das perdas salariais dos ativos e aposentados, que só virão com o fim da Mesa Única da Fenaban. Somos contra o ACE-Acordo Coletivo Especial que flexibiliza direitos e defendemos o fim da terceirização, entre outras pautas que foram abandonadas pela direção do movimento sindical governista.

As lutas norteiam o nosso dia a dia! E uma das conquistas mais importantes é o extenso número de reintegrações de bancários, resgatando a sua dignidade e a saúde física e mental destes trabalhadores.

Mas, nem só de lutas vivem os bancários do RN! Estamos construindo um patrimônio importante para a categoria, tanto do ponto de vista material, quanto cultural e de lazer.

Do ponto de vista material, estamos melhorando as condições de nossa Área de Lazer, do campo de futebol e da Sede Administrativa. Entregaremos o nosso auditório no segundo semestre de 2013.  Ampliamos nossos convênios para escolas, academias, clínicas, etc.

Na área cultural, editamos dois livros: na gestão que se encerra publicamos o Volume I das “Pegadinhas da Língua Portuguesa” e o Volume IV do “Fazendo Arte”. E continuaremos com nossa Jornada Cultural, campeonato de futebol e exposição de arte dos bancários.

Este espaço é pequeno para listar todas as nossas realizações. Nossa carta-programa e nosso manifesto político são nossos guias. Acompanhem nosso trabalho, nossos jornais e nossos demonstrativos.

Agradeço a todos os diretores e conselheiros, em especial àqueles que deixam a nossa direção, mas que sempre estarão nas lutas! Agradeço também aos nossos advogados e à Comissão Eleitoral que conduziu com total a isenção o processo eleitoral. Obrigada aos empregados do Sindicato e a todos os nossos familiares e amigos pelo apoio.

Não poderia deixar de homenagear os saudosos Fagner e Nuremberg: dois trabalhadores do nosso Sindicato que partiram tão repentinamente, e deixaram uma eterna saudade entre nós.

E, para concluir mesmo, uma deferência especial ao meu querido amigo Joãozinho, trabalhador aposentado do Banco do Brasil, e que nunca se aposentou da luta,  autor do livro “Pegadinhas da língua Portuguesa”, querido Diretor do nosso Sindicato. É através de Joãozinho que presto homenagem a todos os diretores do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte. Saúde e felicidades a todos nós!.

Muito obrigada

Marta Turra