O Sindicato dos Bancários do RN esteve presente nesta terça-feira, 30 em uma manifestação que reuniu trabalhadores de diversos setores para lembrar este dia que é tão atacado pelos patrões. Dia 1º de maio é um dia para ser lembrado por todos os lutadores e lutadoras que deram suas vidas para conquistar direitos.
Convocaram a manifestação além do Sindicato dos Bancários, CSP Conlutas RN, Sintsef RN, Sindsaúde RN, Sinasefe RN, Sintest RN, ANEL, Sindprevs RN, Sintrajurn, Sindguardas RN, Sinai, PSOL, POR, PSTU, Intersindical, Mandatos dos vereadores Amanda Gurgel (PSTU), Marcos Antônio e Sandro Pimentel (PSOL).
A coordenadora geral do SEEB RN, Marta Turra, falou em nome dos trabalhadores bancários, ela defendeu:
- defesa e ampliação dos direitos trabalhistas. Não à flexibilização das leis trabalhistas. Fim da terceirização e contrato temporário. Carteira assinada para todos!
- Reajuste geral dos salários e salário mínimo do DIEESE!
- Defesa, melhoria e ampliação geral dos serviços públicos, não para as empresas. 10% do PIB para a Educação Pública já e sob o controle dos trabalhadores!
- Não pagamento das dívidas interna e externa. Aplicação desse dinheiro em um Plano de Serviços Públicos sob o controle e a serviço dos trabalhadores!
- Nenhuma demissão! Redução da Jornada de Trabalho para 36h semanais sem redução de salários! Estatização sob controle dos trabalhadores e sem indenização das empresas que ameaçarem fechar ou se mudar!
- Cancelamento da nova rodada de entrega do petróleo. Interrupção de todas as concessões/privatizações e retomada das rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, com controle dos trabalhadores.
- Reforma agrária com o fim do latifúndio e expropriação do agronegócio sob controle dos trabalhadores!
- Por um governo dos trabalhadores apoiado em suas organizações de luta!