Notícias

Sindicato dos Bancários presente nas manifestações contra a criminalização dos movimentos sociais

21/05/13

O Sindicato dos Bancários do RN esteve presente na manifestação ocorrida na manhã desta terça-feira, 21, que unificou o Grito da Seca e a Revolta do Busão. Com a proibição do juiz federal Magnus Delgado de fechamento da  BR 101, o protesto foi transferido. A concentração ocorreu na avenida Mor Gouveia, próximo a Ceasa e saiu em passeata até o Centro Administrativo.

 

O Grito da Seca é um movimento organizado pelo MST e Fetarn e visa denunciar o descaso do governo com os pequenos produtores que tornam-se escravos dos efeitos climáticos, sejam chuvas ou enchentes, uma vez que a indústria da seca acaba por ser bastante lucrativa para certos políticos.

 

A Revolta do Busão é a organização de estudantes e trabalhadores contra o aumento da passagem de ônibus em Natal e o sucateamento e péssimo serviço oferecido. Depois de violentamente reprimida na semana passada, o movimento voltou às ruas para provar que existe amor em Natal.

 

Os diretores do sindicato Marcos e Marcelo Tinôco e Eduardo Xavier estiveram presentem durante a passeata e reafirmam a posição do sindicato contra a criminalização dos movimentos sociais. Segundo eles mais de sete mil pessoas estiveram reunidas durante o movimento. “Devido a decisão da Justiça alguns pelegos que lideravam o protesto impediram o povo de tomar a BR, mas com a quantidade de pessoas reunidas, teríamos força para parar o trânsito e mostrar a força do movimento”, avaliou Eduardo.