Notícias

Bancários repudiam ação truculenta na Câmara de Natal

19/07/13

Os manifestantes da #RevoltadoBusão e Movimento Passe Livre ocuparam a Câmara Municipal de Natal com o intuito de abrir negociação com a Casa a respeito da votação do projeto de licitação pública no setor que eswtava para ser votado, em regime extraordinário, a partir da segunda-feira.

Os estudantes que compunham o grupo pediam uma revisão na proposta e a redução da tarifa para R$ 2, visto que o não aumento da passagem se deu devido a reduçõ de tributos e não do lucro dos empresáriorios.

Ao saber da ocupação a coordenadora-geral do SEEB RN, Marta Turra, se dirigiu até à Câmara de Vereadores, onde foi impedida de entrar, e levou um lanche para os ocupantes do prédio. "Apoiamos os manifestantes que estão aqui lutando pelo direito coletivo dos trabalhores e da população em geral", ressaltou.

Pouco tempo depois, quando tudo se encaminhava para a desocupação, um grupo de guardas municipais agiu com truculência e armas não letais como teaser, spray de pimenta, cassetetes e agrediu covardemente vários estudantes que, além de não terem o direito de permanecer em um prédio que é publico, não tinham por onde sair pois os guardas fecharam as saídas.

Ao tentar abrir um portão aos chutes para ajudar os que estavam dentro da Câmara, um grupo que estava do lado de fora foi ameaçado por policiais que deram tiros para cima para dispersá-los.

A barbárie voltou à Natal. Aqui, a bala nem de borracha é.

Veja nota do sindicato:

O Sindicato dos Bancários do RN, vem de público, manifestar o seu REPÚDIO A AÇÃO DA POLÍCIA, CONTRA OS ESTUDANTES, MULHERES GRÁVIDAS E TRABALHADORES, que estão reivindicando legitimamente condições de trabalho, transporte público de qualidade e exigindo dos representantes do povo de Natal, os vereadores, ação no sentido de dar transparência as ações do poder público.
É vergonhosa a ação da polícia, que ataca o povo para defender os lucros dos empresários, e a atuação de vereadores que estão contra o povo quando tem a obrigação de de defender a nós todos.
É revoltante constatar que jovens que lutam estão nos hospitais , com braços quebrados, mulheres grávidas que foram atacadas com spray de pimenta, uso de armas letais e todo tipo de agressão. AbaiRN xo a repressão! Chega de roubalheira. Ao povo o poder! Parabéns aos corajosos estudantes do RN!!!!!!!!!!!!!!
MARTA TURRA - SEEB RN