Os bancários denunciaram ao Ponto de Contato Nacional do Brasil da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a falta de respeito do Santander e do Itaú Unibanco com a organização dos bancários e o direito de greve. Os trabalhadores foram recebidos na terça-feira 22 pelo representante da entidade no país, Oswaldo Luiz Salgueiro Baptista, que, por coincidência, é bancário do Banco do Brasil.
O interdito proibitório que o Santander conseguiu na Justiça para impedir a manifestação dos bancários na porta das agências e as ameaças que o Itaú Unibanco tem feito para desestimular os funcionários a participar da greve ferem as diretrizes da própria OCDE, que é um organismo internacional dos países comprometidos com os princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado.
Para fiscalizar o cumprimento dessas diretrizes, cada país membro da OCDE é obrigado a constituir um Ponto de Contato Nacional (PCN), que é o responsável em receber as denúncias, convocar as partes e apresentar um relatório final. Embora não tenha nenhum efeito legal, uma denúncia no PCN mancha o nome de uma empresa multinacional.