Não houve avanços na rodada de negociação realizada com o Banco do Nordeste na segunda-feira (09/09), em Fortaleza/CE.
Mais uma vez, o BNB tratou com descaso a minuta específica da Campanha Salarial e não apresentou propostas sobre temas de suma importância para os bancários, como: o PCR, a PLR Social, o ponto eletrônico e a contratação de mais bancários.
A diretora e representante do SEEB-MA, Edna Vasconcelos, cobrou, além das reivindicações da Campanha, transparência e justiça na apuração dos processos administrativos de empregados afastados das funções recentemente no Maranhão.
Luta da AFBNB incomoda Contraf
A AFBNB não participou do encontro, mas também esteve em pauta. A Associação - na tentativa de defender e esclarecer os bancários - solicitou ao BNB informações sobre o Programa de Incentivo ao Desligamento (PID), que poderá ser implantado em breve no banco.
O pedido não agradou à Contraf-CUT, aliada dos patrões. Segundo a confederação, a AFBNB não tem poder de negociação, logo não poderia obter informações sobre o PID diretamente com o banco.
Nota de Repúdio
Para o SEEB-MA, o posicionamento da Contraf-CUT é repudiável, pois enquanto os banqueiros se unem contra as reivindicações dos bancários, a Contraf enfraquece a luta da categoria, tentando desqualificar a AFBNB, autêntica e legal representante dos empregados do Banco do Nordeste!
Fonte: Sindicato dos Bancários do Maranhão
http://www.seebma.org.br/paginas/noticias.asp?p=8370