Os piquetes começaram com tudo no primeiro dia de GREVE no RN. Embora os patrões façam um clima de terror junto à categoria, os bancários aderiram em massa ao movimento. Nos dois Bancos Privados parados, HSBC e Itaú, a tranqüilidade tomou conta dos piquetes.
De acordo com o diretor de formação política do Sindicato e funcionário do HSBC, Eduardo Xavier, a maioria não foi trabalhar. “Os (bancários) que vieram entenderam e voltaram para casa. Estou no piquete do HSBC da Prudente e tudo aconteceu da melhor forma possível. Tenho informações de que na agência do Cidade Jardim também está tranqüilo, assim como no Itaú. A greve está forte”, afirmou.
Nas primeiras horas da greve apenas um problema mais sério foi registrado, mas acabou solucionado rápido. Na agência Ribeira da CAIXA, os gestores impediram os grevistas de colarem cartazes porque a direção nacional do Banco orientou para que as portas ficassem abertas. “Eles não queriam passar a impressão de que a CAIXA estava de greve porque alegaram que algumas pessoas queriam pregar os cartazes dentro do Banco. Ficou acertado que colaríamos em outros locais, na lateral. Não vai ser por isso que a greve será diminuída”, disse.
Há informações de que há resistência, também, na agência Ayrton Senna do Banco do Brasil