Notícias

Fim da greve na Caixa e BB

14/10/13

Bancários de bancos públicos se reuniram em assembleia na noite desta segunda-feira, 14, no auditório do CIC e decidiram encerrar a greve na Caixa e no Banco do Brasil. Mesmo retornando ao trabalho, os bancários rejeitaram a proposta de 8% tida como vitoriosa pelo Comando Nacional encabeçado pela Contraf CUT.

 

Devido a vários estados do nordeste como Ceará, Alagoas e Paraíba a base do BNB tem votado pela continuidade da greve, os companheiros do RN avaliaram que ainda há forças para avançar na proposta.

 

A avaliação dos que participaram da assembleia é de que devido ao desmantelamento que o Comando provocou na greve nacionalmente, não adiantaria insistir no movimento. Mesmo assim, a Contraf CUT mostrou sua incoerência ao, classificar o movimento como o mais forte da história, aceitar uma proposta tão rebaixada.

 

A greve ainda permanecia forte em vários locais, mas manobras fizeram com que a greve fosse rejeitada pelo Brasil. Para se ter uma ideia, na assembleia da Caixa em Brasília, a base foi impedida de se manifestar.

 

Apesar de tudo, do índice aquém das expectativas e do não avanço nas cláusulas sociais, os companheiros do RN conseguiram identificar vitórias nos movimentos, como a participação de “sangue novo” nos piquetes, a adesão ampla da PSO no BB e os trancaços na Caixa. A participação voluntária na greve de muitos companheiros dos bancos privados também foi lembrada como uma conquista.

 

Mais uma vez, na assemblelia desta segunda, tida por muitos como a de encerramento da greve, foi visível a presença de cargos de confiança que foram à reunião exclusivamente para contribuir com a votação que encerraria o movimento paredista.

 

Os bancários do BNB permanecem no movimento e reavaliam a situação em assembleia, às 16h, na sede no sindicato nesta terça-feira, 15.