Notícias

BB e Correios unem-se para explorar outros serviços no Banco Postal

25/11/13

O Banco do Brasil e os Correios anunciam hoje uma joint venture para criar definitivamente o Banco Postal. O BB já tem uma concessão para atuar nas agências de correios como correspondente bancário, o que restringe a ampliação dos negócios.

 

Além de serviços de pagamento e recebimento, o BB passará a explorar um leque maior de operações, como seguros, outras linhas de crédito, capitalização, cartões pré pagos e consórcios.

 

Mais um passo dado rumo a terceirização definitiva dos serviços bancários. Processo iniciado no governo FHC e continuado com muito “empenho” pelos governos do PT. A terceirização do trabalhador é sempre uma forma de ampliar a exploração e colocar em risco os funcionários.

 

Os trabalhadores de ambos os lados serão prejudicados. Por um lado os Correios não possuem estrutura e segurança suficiente para oferecer os serviços bancários. Além disso, seus empregados serão submetidos ao mesmo assédio que tanto denunciamos nos bancos: metas abusivas e assédio. Em contrapartida, os bancários perderão mais mercado enfrentando o desemprego. Apenas a lucratividade dos bancos deverá aumentar, à custa da opressão a classe trabalhadora