Um grupo de concursados da Caixa esteve no Sindicato dos Bancários do RN na tarde desta segunda, 20, tratando de assuntos referentes ao concurso. Pelo menos 40 pessoas ainda esperam ser chamadas até 14 de junho, data em que expira este concurso e centenas de outras já se preparam para o lançamento do novo edital.
Infelizmente, não há garantias de que estas pessoas sejam chamadas, isso porque Natal está bem abaixo da média de convocação de pólos do mesmo porte do Nordeste. Para se ter ideia, João pessoa convocou até setembro de 2013 140 concursados, Alagoas, 235 e Caruaru 140, enquanto que Natal chamou apenas 77 pessoas. Isso ocorre, segundo dados da CGU pois, no período de validade do concurso, foram transferidas 81 pessoas para Natal.
Não se trata de um caso de xenofobia, apenas de esclarecer os critérios usados. Muitas pessoas têm feito concursos para outros pólos menos concorridos e pleiteado a transferência. Entretanto, a nota dos que aguardam a convocação no RN seria suficiente para que eles tivessem sido convocados em qualquer um dos outros 152 pólos da Caixa (dos 153 onde o concurso tem validade).
Isso tudo se reflete no atendimento, sem pessoal suficiente a Caixa tem se utilizado da terceirização, o que é péssimo para o trabalhador. Para se ter uma ideia, um agente de crédito, por exemplo, ganha apenas R$ 1.017, muitas vezes exercendo funções de bancários. Entre os bancários da Caixa, não é de hoje que denunciamos o excesso de carga de trabalho e a insegurança em que vivo o trabalhador.
No dia 22, o Sindicato estará presente em uma reunião entre os concursados e o Superintendente da Caixa no RN para tentar sensibilizá-lo a respeito da necessidade de mais contratações.