Durante plenária ocorrida na noite desta quarta-feira, 26, na sede do Sindicato, os bancários da PSO discutiram o resultado das negociações ocorridas neste dia 25 entre Sindicato, Super, Gepes e Gerência da PSO. Avaliamos que houve avanços, pois foi uma reunião importante que distendeu a relação entre Sindicato e PSO e por isso definiu-se um calendário de negociação mensalmente para tentar evitar o acirramento verificado neste momento. A primeira reunião está marcada para 25 de março com os mesmos representantes.
No dia 25 de fevereiro participaram pelo Sindicato os diretores Juvêncio Hemetério, Marta Turra, Marcos Tinôco e Eduardo Xavier e pelo Banco, o gerente da PSO Natal Marcelo Jansen; Sanely Pinheiro e Cleber Rodrigues representando a Gepes e pela Superintendência, Ribamar Gomes.
Durante a reunião, tratamos de toda a pauta apresentada em outubro de 2013, mas aprofundamos cinco temas principais aprovados em plenária dos funcionários da PSO, em janeiro de 2014. Quais sejam: efetivação dos caixas substitutos, fim do rodízio aleatório, fim do desvio de função pelos Gemods, implantação do banco de intenções e revisão das transferências arbitrárias.
Os demais pontos serão objeto de discussão mais aprofundada na próxima reunião.
Caso não haja avanços nos pontos pendentes, duas decisões já foram tomadas: campanha de divulgação na mídia dos ataques aos trabalhadores bancários e o ABRIL VERMELHO na PSO, ou seja, passar o mês inteiro atendendo no vermelho no termômetro de atendimento.
Efetivação dos caixas
A PSO Natal entendeu que é justa a reivindicação, por isso encaminhou à Genop Fortaleza correspondência com as justificativas para tal pleito, e que será encaminhada a reivindicação à Dinop Brasília via CSO Fortaleza.
Rodízio Fixo
Ficou decidida a criação de regiões geográficas por Sops próximos para suprir eventuais ausências, imprevistos, adoecimentos, etc. O Sindicato dos Bancários e a PSO Natal se reunirão dia 12 de março para definir os Sops que formarão cada região.
Desvio de função dos Gemods
Para o gerente não existe o desvio de função, pois apenas o Gemod do Sop biomédico abre o caixa diariamente, mas outros Gemods operam o terminal de caixa em dias de grande movimentação, caracterizando o desvio de função. Jansen não leva também em consideração outras funções como processamento de envelopes e abastecimento de TAAs. Este tema será objeto de aprofundamento na próxima reunião, mas o Sindicato entende que manusear numerário é função exclusiva de caixa.
Banco de intenções
O gerente Marcelo Jansen informou que o banco de intenções não consta nas instruções normativas do Banco. Porém, ficou acertado que a PSO Natal utilizará o banco de intenções organizado pela ECOA e que terá um piloto para preencher as vagas existentes nas agências Tirol, Rio Branco e Centro Administrativo. A execução será a cargo da PSO Natal e a ECOA.
Entendemos a implantação do banco de intenções como positiva, pois motiva os funcionários e subsidia tomada de decisão da PSO.
Revisão das transferências arbitrárias
O gerente da PSO, Marcelo Jansen, disse que todas as transferências foram fundamentadas e que o resultado é excelente. Que enxerga melhorias com a tomada dessa decisão, e que, às vezes, “o remédio pode ser amargo”. Reafirmou que “neste momento não há como desfazer a movimentação”. O Sindicato dos Bancários entende que a forma autoritária de administrar recursos humanos hora implementada não traz melhorias nem motiva os bancários da PSO. Mesmo assim, mostrando disposição para solucionar um problema criado pelo Banco, o SEEB apresentou proposta de cumprir também o banco de intenções nas transferências ocorridas em dezembro passado.