Há tempo o sindicato denuncia a prática dos bancos de se recusarem a receber boletos bancários de outras empresas ou de pequenos valores. Sabemos que o Banco Central orienta que todos os boletos devem ser recebidos e que esta prática é adotada pelos Bancos para evitar a formação de filas e deixar os funcionários livres para efetuarem as vendas.
A Caixa Econômica Federal foi o último Banco a se render a essa prática desleal. Um cliente procurou a agência de Nova Parnamirim com vários boletos para pagar e foi informado pela funcionária que não poderia receber os de valor abaixo de R$ 700 e encaminhado a uma Casa Lotérica. Após pagar os títulos de maior valor ele saiu com cerca de R$ 4 mil para pagar os demais. No caminho, o cliente, identificado apenas por Glauber, foi assaltado.
Glauber lembrou então de um Jornal do Cliente entregue pelos “barulhentos” membros do Sindicato dos Bancários do RN que falava sobre o direito do cliente de pagar seus boletos no banco e da importância de se fazer a denúncia ao Banco Central. A denúncia foi feita, e neste caso, como houve ainda uma grande perda financeira, o cliente está processando a CEF.
O Sindicato dos Bancários do RN volta a orientar os bancários de todas as agências que não devem se negar a receber tais pagamentos, e informar os clientes sobre seus direitos para que o Banco arque com o ônus do péssimo serviço oferecido.