Dá pra desenvolver uma tese de doutorado sobre os processos de Concorrência Interna no Banco do Nordeste. Material tem de sobra.
A título de ilustração, dentre as mais de 190 concorrências internas abertas para funções comissionadas SOMENTE ESTE ANO, 95 processos foram encerrados sem que os candidatos fossem considerados aptos para tais (ou seja, foram encerradas SEM O SUPRIMENTO DAS VAGAS). Algumas dessas concorrências são para vagas, no plural.
Há quem alegue que o problema é de falta de candidatos, mas há relatos de pessoas que se inscreveram e não foram sequer convidadas para as fases seguintes. É a típica concorrência “1º de Abril”...
Muitos não gostam de futebol, mas permitam-nos uma ilustração baseada naquele esporte (já que muitos denominam as equipes de TIMES). Que nos perdoem os neymares que a empresa tem...
Pois bem: todos os TIMES do mundo gostariam de ter um Neymar no elenco. Mas Neymar é único.
Existem outros tão bons ou melhores que ele, como Messi, Cristiano Ronaldo, etc... mas também não em número suficiente para os TIMES que os querem...
Então, é dessa necessidade que times (grandes e pequenos) se viram com os “talentos” que têm; foi o que ocorreu com o Santa Cruz-PE, que teve em 2013 Flávio Augusto do Nascimento como atacante. O TIME não tinha como saber que ele seria o diferencial no campeonato ... mas ele era a opção que o time tinha.
No entanto, ele foi decisivo para que seu time conquistasse a série C do campeonato brasileiro de 2013... e muitos brincam que em breve estará na seleção brasileira...
Em janeiro de 2014, Flávio Caça-Ratos foi matéria de reportagem do jornal inglês The Guardian, que o chama de The Catcher Rat).
Bem, prá concluir, enquanto os selecionadores do BNB estiverem esperando neymares, messis e outros craques, e preterindo caça-ratos, e encerrando concorrências SEM SUPRIMENTO das vagas, boa parte de seus times JOGAM incompletos (sem atacantes: nem bons, nem fracos, nem ruins); nenhum mesmo.
Que campeonatos pretende disputar com esses times incompletos? Que chances têm de ganhar alguma taça?
Há dezenas (talvez centenas) de “caça-ratos” à procura de uma oportunidade, em meio a outros neymares, cristianos e messis que a empresa tem... mas há quem prefira esperar que estes estejam disponíveis.
Enquanto isso... assistamos nos outros 3 trimestres do ano... ou pelo resto de nossas vidas... a processos de Concorrências tipo “1º de Abril”: de mentirinha.