8º Encontro da FNOB em São Paulo
03/06/14
Aconteceu no último final de semana, em São Paulo, o Encontro da Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB). O objetivo do encontro foi antecipar a discussão sobre a campanha salarial dos bancários, já que a Copa do Mundo e as eleições transformaram 2014 em um ano de luta e de ganhos para diversas categorias (garis, condutores, policiais federais, entre outras).
No encontro - que contou com representantes de São Paulo, Baurú, Maranhã, Rio Grande do Norte, Brasília, Rio de Janeiro, Pernambuco e Pará - foi reafirmada a necessidade de se entregar à Fenaban, BB e CEF pautas de reivindicações que realmente atendam às necessidades dos trabalhadores bancários.
Na pauta aprovada no encontro, estão: a luta pela reposição integral das perdas comuns a todos os bancos (em torno de 20%), o fim das terceirizações e do estágio fraudulento, PLR linear, plano de cargos e salários para os bancos privados e isonomia para os bancos públicos.
Também foi aprovado que os sindicatos de Bauru, Maranhão e Rio Grande do Norte façam contato com o Ministério Público do Trabalho para exigir o direito dos sindicatos de negociarem diretamente com a Fenaban e bancos públicos. Hoje, as negociações ocorrem em mesa única, sob o comando dos cutistas.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Bauru.
http://www.seebbauru.org.br/conteudo.php?cid=7&id=6570