REGULAMENTO DO CAMPEONATO DOS BANCÁRIOS
CAPÍTULO I
OBJETIVIDADE
Art.1º-O Campeonato de Mini-Futebol dos Bancários é promovido, organizado e dirigido pelo SEEB-RN, com a cooperação da COMISSÃO DOS ÁRBITROS.
Art.2º-O Campeonato tem como objetivo despertar o interesse pela prática de uma atividade física regular como forma de melhorar as condições de saúde, possibilitar novos caminhos para uma melhor integração entre Sindicato e base, em prol dos objetivos maiores da categoria.
CAPÍTULO II
DA ORGANIZAÇÃO
Art.3º - Constituirão poderes no Campeonato:
- Direção Geral Organizadora - DGO
- Da Comissão Especial de Justiça Desportiva – SIND/ÁRBITROS
- Da Comissão de Arbitragem
Art.4º - A Direção Geral Organizadora será presidida pelos Coordenadores de esportes e Cultura e Promoções Sociais o Sr. Wellington Luiz e Iranilson
, com a função de executar as ações técnicas e administrativas do evento.
Art. 5º - Compete ao diretor geral
- Indicar 02 (dois) membros para formação das secretarias;
- Planejar, organizar e executar com as demais secretarias;
- Supervisionar o cumprimento das etapas de preparação e execução do campeonato;
- Convocar reunião com a comissão de arbitragem, sempre que necessário,.
Art. 6º - A Comissão Especial de Justiça Desportiva será formada pela comissão de arbitragem da federação dos árbitros.
Art. 7º - Compete a CEJD:
- Julgar todos os atletas expulsos e que cometerem atos de indisciplina durante a realização do Campeonato,
-
Art. 8º - A CEJD será instalada na sede do SINDICATO DOS ÁRBITROS/RN, tendo função legal a partir de sua posse, até 05 (cinco) dias após o encerramento do evento para o qual foi nomeado.
Art. 9º - A CEJD e a CRPB reger-se-á pelo Código Brasileiro de Justiça e Disciplina Desportiva (CBJDD) que constitui o instrumento legal do Campeonato dos Bancários do Rio Grande do Norte.
Art. 10º - A comissão de arbitragem será composta por 03 (três) árbitros, sendo um escolhido como presidente.
COMPETE A COMISSÃO:
- Estabelecer critérios para escolha das autoridades responsáveis para execução das partidas (árbitros, auxiliares, etc.);
- Propor, quando necessário, aplicação de penalidades aos atletas, equipes ou dirigentes,
- Encaminhar á direção geral organizadora as sumulas e relatórios das partidas para publicação no boletim oficial.
CAPÍTULO III
DAS INSCRIÇÕES
ART. 11º – DAS EQUIPES
Parágrafo Primeiro – Cada equipe poderá inscrever 25(atletas) para cada partida, sendo que todos os Atletas Bancários inscritos tem que ser obrigatoriamente SINDICALIZADOS A ESTE SINDICATO.
Parágrafo Segundo – Cada equipe poderá inscrever 02(dois) atletas (Goleiro) não Bancário, com a função somente de jogar no gol.
Parágrafo Terceiro – Cada equipe poderá inscrever 02 (dois) goleiros não bancários.
Parágrafo Quarto – A equipe poderá fazer o uso de quantas substituições acharem necessária durante o decorrer do jogo.
Parágrafo Quinto – A equipe que tiver 02 (dois) W X O será eliminada da competição.
Parágrafo Sexto – Se as duas equipes chegarem atrasadas no mesmo jogo, será aplicado á punição do W X O em ambas.
Parágrafo Sétimo – Não será permitido às equipes vetarem a arbitragem, porém qualquer reclamação da arbitragem deverá ser encaminhada, através de ofício para a DGO (Direção Geral Organizadora).
Parágrafo Oitavo – O goleiro tem que constar na relação dos 25(vinte e cinco), limite máximo de atletas inscritos , para cada equipe.
Parágrafo Nono – Nenhuma equipe poderá participar com atletas que não sejam BANCÁRIOS SINDICALIZADOS NA NOSSA BASE SINDICAL, sobre pena de a equipe perder os pontos conquistados.
Parágrafo décimo- Na quarta rodada de cada equipe fica encerrada as inscrições/substituições dos 2(dois)atletas(goleiros), com a exceção do BANCÁRIO SINDICALIZADO.
Parágrafo Primeiro As equipe poderão fazer uso das inscrições de 02 atletas não bancários, para função somente de jogar no gol.
Parágrafo Segundo – Todos os atletas bancários deverão ser associados a este Sindicato.
Parágrafo Terceiro – Os bancários demitidos terão direito a participarem do campeonato por qualquer equipe, respeitando a carência dos 6(seis) meses após sua demissão.
Parágrafo Quarto – O atleta bancário Sindicalizado, pode se inscrever na equipe do banco que tem contrato de trabalho ou em qualquer outra equipe.
Parágrafo Quinto – Os atletas têm que comprovarem as condições de bancário sindicalizado, apresentando sua carteira de sócio deste Sindicato.
Parágrafo Sexto – O bancário Sindicalizado poderá participar do Campeonato mesmo sem ter participado regularmente dos últimos Campeonatos.
Parágrafo Sétimo – O atleta expulso citado em súmula por agressão moral ou física ao árbitro ou a outro atleta, será julgado podendo ter sua punição alterada ou até mesmo sua eliminação, pela Comissão de árbitros da Federação do RN.
Parágrafo Oitavo – O atleta goleiro não-bancário somente poderá participar do Campeonato na posição de goleiro, sob pena de sua equipe perder os pontos.
CAPÍTULO IV
Art. 13º – Poderão participar do Campeonato dos Bancários do RN, todos os Bancos/Bancários, da base deste SEEB/RN.
Art. 14º - Nos formulários de inscrição cada equipe deverá credenciar um representante para representar sua equipe durante o Campeonato, podendo ser substituído durante o certame.
Parágrafo Único – O representante da equipe terá como obrigação comparecer as reuniões convocadas pelo presidente da Direção Geral Organizadora (DGO) e Comissão dos árbitros sempre que necessário.
CAPÍTULO V
DOS JOGOS E SEUS HORÁRIOS
Art. 15º - As competições terão seu início no horário fixado pela DGO, sendo considerada perdedora por ausência W X O, a equipe que não estiver apta a disputar dentro do local da competição, até 15 (quinze) minutos do horário marcado, essa tolerância é somente para o primeiro jogo, os demais jogos não terão tolerância, respeitando-se apenas um intervalo de 15 (quinze) minutos após o término a partida anterior.
Art. 16º - Todas as partidas terão arbitragem, súmula e serão disputadas em dois tempos de 30 (trinta) minutos, com intervalo de 10 (dez) minutos, iniciando-se os primeiros jogos sempre aos sábados e domingos á partir das 07h45 e a noite á partir das 20h.
Art. 17º - Cada equipe terá 08 (oito) atletas contando com o goleiro, não podendo jogar com menos de 06 (seis) atletas.
CAPITÚLO VI
SISTEMA DE COMPETIÇÃO:
Art. 18º - Será adotado um sistema misto de competição.
Parágrafo Primeiro – Todas as equipes jogarão entre si.
Parágrafo Segundo – A vitória valerá 03 (três) pontos, o empate (um) ponto.
Parágrafo Terceiro – Serão classificados para as semi-finais (quadrangular final) as quatro melhores equipes do certame.
Parágrafo Quarto – No quadrangular final será adotado o sistema de cruzamento de jogos (1º x 4º e 2º x 3º). As equipes mais bem pontuadas ou seja 1º e 2º lugar jogaram na semifinal com a vantagem do empate.
CAPÍTULO VII
Art. 19º - Para desempate serão adotados os seguintes critérios:
· 1º maior número de vitórias
· 2º confronto direto
· 3º saldo de gols
· 4º maior número de gols marcados
· 5º sorteio
Art. 20º - Em caso de W X O será aplicado sistematicamente de julgamento a seguinte penalidade: Após o 2º W X O, será automaticamente eliminado da competição.
CAPÍTULO VIII
DOS PRÊMIOS
Art. 21º - Após a classificação final serão concedidos os seguintes prêmios aos participantes:
Troféus e medalhas para o 1°, 2°, 3°, lugares. A equipe que ficar em quarto lugar, levará apenas um troféu. O artilheiro e goleiro menos vazado levaram um troféu.
CAPÍTULO IX
Art. 22º - O protesto é uma forma de manifestação diante de situações irregulares decorrentes das disputas, expresso através de documento hábil encaminhado a DGO e Comissão Organizadora (Árbitros)
Parágrafo Primeiro – O protesto só será aceito se atender as seguintes determinações:
a) O documento do protesto deverá ser apresentado até o próximo jogo da equipe.
b) O protesto deverá ser expresso de maneira clara e objetiva, assinado pelo representante da equipe.
Parágrafo Segundo – Os fatos que originarem causas de protestos poderão ser levados ao conhecimento dos árbitros e ou delegados da partida, afim que os mesmos os registrem.
CAPÍTULO X
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 23º - Quando uma partida for interrompida ou deixar e ser realizada por motivo de força maior, caberá, a DGO e a comissão de arbitragem, tomar decisão, dentro de um prazo de 48 (quarenta e oito) horas contando a partir do momento que ela foi interrompida, ressalvados os casos previstos em regras oficiais.
Art. 24º - As partidas somente poderão ser adiadas ou antecipadas, através de uma solicitação com sete dias de antecedência assinado pelos representantes das equipes e em comum acordo entre ambas, tendo a concordância a juízo exclusivo da DGO E COMISSÃO DE ARBITRAGEM.
INCISO 1º - Ficará a cargo da DGO quando da solicitação de adiamento por uma das equipes , em caso de atividade profissional patrocinada pelo BANCO COLETIVAMENTE, ou alguma atividade esportiva NACIONAL em que a equipe esteja participando.
Art. 25º - Todo atleta que for expulso em uma partida, terá que por obrigação cumprir suspensão automática de uma partida ou seja a lei do cão.
Art. 26º - O atleta que receber 03(três) cartões amarelos terá que cumprir suspensão de uma partida.
INCISO 1° - O atleta que estiver com 02(dois) cartões amarelos e sua equipe passar para a semi-final e o mesmo não levar o 3º cartão amarelo, o atleta entra zerado nas semi-finais.
Art. 27º - Os atletas que forem punidos citados em súmula pela comissão dos árbitros, por agressão física ou moral, a outros atletas e aos árbitros durante a competição, os mesmos poderão ter sua eliminação do Campeonato por indisciplina.
Art. 28º - O goleiro não poderá tocar a bola com as mãos ou braço, quando esta estiver “atrasada com o pé”, ou através de cobrança lateral, por um companheiro da equipe,
Art. 29º - O lateral será cobrado opcional com o pé ou a mão.
Art. 30 – Todas as faltas cometidas serão cobradas com dois toques.
Art. 31º - As equipes que no decorrer do campeonato desistirem ou que sua eliminação se dê por W X O, os pontos obtidos pela mesma não poderão ser revertido para outras equipes.
t. 32º - Fica vetada a reinscrição do atleta que foi inscrito em outra equipe e que já tenha participado de qualquer partida do certame como atleta, ou seja jogou um jogo, não tem mais como transferir para outra equipe do mesmo Campeonato.
Art. 33º - Casos omissos a este regulamento serão discutidos e resolvidos pelo DGO e Comissão dos árbitros em comum acordo com os representantes das equipes.
Art. 34º - A equipe não poderá entrar em campo sem o uniforme padrão (camisa, calção e meias) completo.
Art. 35º - Casos omissos a este regulamento serão aplicados ás regras do futebol society.
Art.. 36º - O critério para desempate nas Semifinais e Finais:
Observação: Nas semi-finais e Final do Campeonato, só haverá um jogo.
Semifinais: As duas, primeiras equipes 1° e 2° lugares jogaram pelo empate no tempo normal da partida 30 e 30minutos.
Final: As duas melhores equipes do Campeonato 2014, farão á final, a disputa se dará no tempo normal 30 e 30minutos em cada tempo 1° e 2°, persistindo o empate haverá prorrogação de 10 e 10minutos, permanecendo o empate á decisão, será: na cobrança dos pênaltis estes alternados com 03 batedores de cada equipe, persistindo o empate as cobranças permanecem, agora com os atletas que ainda não bateram alternadamente até que saia, o vencedor.