Notícias

CAMPANHA SALARIAL 2014: Fenaban oferece 7% de reajuste

19/09/14

A FENABAN apresentou sua contraproposta para as reivindicações dos bancários nesta Campanha Salarial 2014/2015. Os bancos ofereceram um reajuste de 7% nas cláusulas econômicas e, de 7,5% no piso salarial da categoria. Índice proposto (7%) será também sobre a PLR.

A reunião segue em São Paulo.

O Sindicato dos Bancários do RN orienta greve.

Reajuste proposto está muito aquém da necessidade da categoria. Além do mais, as reivindicações específicas por banco não foram atendidas, esta proposta trata única e exclusivamente de pífios índices econômicos e não atende as reivindicações acerca de saúde, segurança, condições e jornada de trabalho. Não há avanço nas propostas de isonomia e contratação de mais bancários, muito menos da reposição das perdas salariais em todos os setores. Era preciso pelo menos 35% imediatamente para "zerar" as perdas do setor privado e parcelar a diferença da defasagem salarial nos bancos públicos que chega próximo a 90%.

A Contraf-Cut pede um índice rebaixadíssimo de 12,5% e ainda aposta as suas fichas num projeto de isonomia que está guardado no fundo das gavetas do Congresso Nacional. É preciso fazer uma grande luta pela isonomia e não apenas discursos falaciosos de que houve avanço na questão da isonomia. Tudo isso só nos dá a certeza que será necessário fazer uma grande greve.

O Sindicato dos Bancários do RN exige da direção majoritária do movimento assembleias em todo o país no dia 23 de setembro.

Só a luta muda a vida.