Em assembleia lotada realizada nesta segunda-feira, 13 de outubro de 2014, os trabalhadores do BNB, após um rico debate, rejeitaram, por ampla maioria, o Acordo Coletivo 2014-2015 proposto e imposto pelo BNB e seus capachos nos Sindicatos chapa-branca.
Contudo, dado o desmonte da greve e a tentativa de calar os trabalhadores e travar suas lutas, empreendida pelo Comando, a assembleia deliberou por voltar ao trabalho não antes de contundentes protestos e sem aceitar um Acordo que está empurrado abaixo, com a ajuda dos sindicalistas governistas do Ceará.
Após mais de duas horas de debates, os trabalhadores aprovaram moções de repúdio ao Comando e a assinatura do acordo com as bases ainda em greve , ao Sindicato do Ceará pela condução da campanha salarial, ao Sindicato de PE pela sua subserviência (dando golpe na assembleia que acabou a greve naquele Estado) e à perseguição à AFBNB.
A avaliação é que a categoria sai fortalecida com esta greve histórica em que pese todas as tentativas de desqualificar a base, a luta e a mobilização. São os trabalhadores os sujeitos de seus destinos: tomar consciência de que não são escravos dos patrões; que não devem aceitar migalhas, ameaças e chantagens não tem preço!
O Sindicato dos Bancários do RN parabeniza os trabalhadores do BNB em todo o Brasil pela disposição de luta! Também serão tomadas medidas jurídicas e denúncia ao MPT.
Veja as fotos: http://on.fb.me/1sxnTy9