Notícias

Assembleia mantém mobilização dos bancários

12/11/14

Depois de passarem pela audiência no TRT, os bancários do RN se reuniram em assembleia na noite da terça-feira, 11, no auditório do Sindicato. Todos tiveram o espaço para discutir a respeito da ação, do seu cunho político e de como é importante a mobilização dos trabalhadores.

 

Como encaminhamentos da assembleia podemos destacar a mobilização do dia 18 de novembro em que todos deverão usar suas camisetas amarelas, e os que puderem devem ir ao TRT às 10h para acompanhar a audiência da 2ª Vara do Trabalho. Também serão pedidas audiências com vários parlamentares do estado; exigir um posicionamento dos demais Sindicatos dos Bancários do Brasil, inclusive da CONTRAF CUT; banir dos quadros do Sindicato os três advogados que assinam a ação da Caixa, por terem passado para o lado dos patrões são eles: Carlos Roberto de Araújo, Claudio Vinícius Santa Rosa Castim e Myerson Leandro da Costa. Além disso os bancários que quiserem participar deverão enviar e-mail para presi@caixa.gov.br e jurirna@caixa.gov.br com a frase: SOU BANCÁRIO DO RN, MEU SINDICATO EXISTE, MEU SINDICATO É LEGAL!.

 

Apoios

Estiveram presentes na assembleia o representante do Sindsaúde RN, Paulo Martins, do Sindicato dos Bancários do Maranhão Eliel Natan e Edna e do Sindicato dos Metroviários de SP, Raquel.

 

Paulo falou da importância dos trabalhadores se unirem pois a judicialização de processos envolvendo entidades sindicais prejudica o trabalho de luta dos movimentos.

 

Elói lembrou da importância dos sindicatos do RN, MA e Bauru e de como eles incomodam o governo com suas propostas e alternativas apresentadas aos bancários do Brasil.

 

Já Raquel relatou a perseguição que seu sindicato vem sofrendo em SP que no ano passado por uma greve de cinco dias teve 10 dirigentes demitidos, 12 delegados sindicais e 19 ativistas da base. Até hoje eles lutam na Justiça para reverter parte das demissões e ainda lutam contra uma multa absurda importa pelo Ministério Público no valor de R$ 350 milhões.

 

Por último, o presidente da APCEF Urbano Guedes de Moura pediu a palavra e expôs o apoio da Associação do Pessoal da Caixa ao SEEB RN. No entanto, Urbano em 2013 subscreveu uma ação juntamente com Iran Hermenegildo, Ivanny da Fonseca e Silva, José Nailton Fernandes e Pedro Barboza de Carvalho, utilizando o mesmo argumento. Uma Ação Trabalhista Inominada alegando que o Sindicato vive na ilegalidade.