Notícias

Fórum pela democratização da comunicação promove Seminário

26/11/14

Será realizado, nos dias 28 e 29 de novembro, na UFRN, o Seminário Mídia e Direitos Humanos: É tempo de democratizar a comunicação. Proposto pelo Centro Acadêmico Berilo Wanderley, o Coletivo Enecos Potiguar e o Fórum Potiguar de Comunicação (Poticom), com apoio do Departamento de Comunicação Social, o evento tem como objetivo (in)formar os movimentos sociais e a comunidade acadêmica sobre as questões que envolvem a democratização e a regulamentação dos meios de comunicação do país.

PROGRAMAÇÃO:
SEXTA 
19h - Palestra de Abertura: "Mídia e Direitos Humanos"
- Vitor Teixeira (Cartunista)
- Cynara Menezes (Socialista Morena/Carta Capital) 
- Fabiana Moraes (Jornal do Comércio)

SÁBADO
9h - Grupos de Discussão
Grupo 1 
"Coronelismo Midiático"
Grupo 2
"Comunicação alternativa, popular e sindical"
Grupo 3
"Representação Midiática dos Movimentos Sociais"
11h – Socialização das Discussões
12:30h – Almoço
14h – Palestra de Encerramento: ‘’Regulamentação da Mídia”
- Ana Claudia Milke (Intervozes)
16h – Lançamento do comitê estadual do FNDC

*Será disponibilizado pela organização do evento fichas para almoçar no R.U
INSCRIÇÕES: http://goo.gl/forms/UH1L7cpq1h
ORGANIZAÇÃO: Centro Acadêmico Berilo Wanderley, Enecos Potiguar e Poticom.
APOIO: Departamento de Comunicação Social

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Descrição dos Grupos de Discussão:
Coronelismo Midiático: "A Constituição Brasileira, em seu artigo 54, proíbe que Deputados e Senadores tenham concessões de Rádio e TV. Por que, então, isso ainda acontece? Qual o poder de influência que esses políticos detêm? Quem são esses parlamentares? Como tal prática anticonstitucional ainda é uma realidade na nossa sociedade? O Coronelismo Midiático é tema de um dos Grupos de Discussão e terá como facilitador o comunicador e ativista Rudson Soares.""

Comunicação alternativa, popular e sindical: "Todos os dias somos bombardeados com informações. É comum desenvolvermos a ideia de que os meios de comunicação são apenas aquiles que vemos no dia a dia, as grandes mídias. Porém, isso não é verdade. Vamos nos juntar para discutir Comunicação alternativa, popular e sindical em um dos Grupo de Discussão neste sábado. Outros meios/formas de comunicar existem e são possíveis. Nesse GD, contaremos como facilitadores Henrique Gonçalves, publicitário popular e fundador da INTERLIG, e Ruy, professor da UFRN e membro da ABDEC."

Representação Midiática dos Movimentos Sociais: "A marginalização dos movimentos sociais pela mídia brasileira não é segredo. Vemos, todos os dias, o modo como diversos movimentos, organizações e causas são retratados nos jornais da mídia hegemônica. Propositalmente desacreditados e estigmatizados, tais grupos ficam, cada vez mais, sem voz. O Grupo de Discussão sobre Representação Midiática dos Movimentos Sociais contará como facilitadores Gustavo Barbosa, Rosa (Coordenadora Nacional do MST) e Emanoel Palhano (membro do CRDH)."