O SEEB-RN participou do lançamento da campanha “Em defesa da Caixa 100% pública” ocorrido durante o I Encontro Estadual dos Bancários do MA, 31. O objetivo da campanha é promover uma série de ações a fim de impedir a privatização da Caixa Econômica.
O anúncio da abertura do capital da Caixa foi confirmado pela própria presidente Dilma Rousseff em entrevista a jornalistas no começo do ano. Tal atitude contraria o discurso de Dilma que, no período eleitoral, prometeu fortalecer os bancos públicos.
Dentre as ações aprovadas pelos bancários no lançamento da campanha Caixa 100% estão: a elaboração de um abaixo-assinado contra a abertura do capital do banco, envio de mensagens aos deputados estaduais e federais a fim de obter apoio nesta luta, realização de atos públicos, além da promoção de um encontro nacional de empregados da Caixa a fim de definir estratégias para barrar a privatização.
A Caixa vem sendo preparada para tal privatização que os coloridos e tucanos não conseguiram fazer. É o Governo vendido do PT que está privatizando. É importante que todos os bancários vistam a camisa em defesa da Caixa. É golpe contra o conjunto dos trabalhadores. “Que não aconteça com a Caixa o que está acontecendo com Petrobras e BB. A privatização da Caixa tem por objetivo arrecadar 20 bilhões de reais para fazer superávit primário e pagar juros aos banqueiros”, lembrou Marta Turra.