Bancários de todo o Brasil se manifestaram nesta sexta-feira, 27, contra a abertura de capital da Caixa Econômica Federal. Em Natal eles se reuniram na Caixa da Ribeira, onde foi realizado um Ato Público e depois na Agência Potiguar, no Alecrim.
Em outras agências os bancários se manifestaram com camisetas e cartazes mostrando que não será fácil para o governo vender o patrimônio do povo brasileiro. Os trabalhadores entendem que além de vergonhoso para o país, seria um sério ataque aos funcionários da Caixa que hoje é o único banco estatal do Brasil.
Além de deixar de fomentar os programas sociais, se forem vendidas ações da empresa, a Caixa começará a seguir a lei de mercado. Menos direitos para os trabalhadores e mais arrocho salarial.
O Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública faz parte de uma série de ações que o movimento associativo e sindical tem realizado em todo o país para mobilizar os empregados e a sociedade contra qualquer tentativa de abertura de capital do banco. No RN é coordenado pelo Sindicato dos Bancários e pela Apcef.