Notícias

Sindicato promove Encontro em Defesa da Caixa

09/03/15

O Sindicato dos Bancários do RN promoveu no dia 7 de março um Encontro de Trabalhadores da Caixa Econômica Federal para debater técnicas de defesa do Banco. A ideia é barrar o projeto de privatização que foi anunciado pela presidente Dilma Roussef com o belo nome de “abertura de capital”.

Inicialmente os bancários foram presenteado com a presentação da bancária Aline Gurgel que deu um show de dança do ventre em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Em seguida várias entidade prestaram sua solidariedade aos bancários e ressaltaram a necessidade da classe trabalhadora se unir para barrar os ataques do governo.  Estiveram presentes representantes do Sinai, PSOL, Sindsaúde, LSR, PSTU, CSP Conlutas, Andes, Sintrajurn, AGECEF, AACEF e Apcef.

A mesa central de debate foi formada por Douglas Vargas da Gilog (SP) e Júlio Teixeira (aposentado Caixa RS). Douglas procurou fazer uma leitura do que foram as jornadas de junho e julho de 2013 e sua influência no contexto político atual, bem como os efeitos da crise na classe trabalhadora.

Júlio defendeu sua corrente de economia marxista e deu uma verdadeira aula dos ciclos de crise do capitalismo. Falou também de como a entrega da Caixa para a iniciativa privada irá afetar os trabalhadores do banco e os investimentos em projetos sociais.

Depois de muito debate e várias propostas o Sindicato se responsabilizou de encaminhar:

- campanha de comunicação para conscientizar a população sobre a privatização: TV, Outdoor, Rádio, carros de som, jornais e panfletos;

- travar a batalha ao lado de outros trabalhadores que estão sofrendo as mesmas ameaças (como Correios e Petrobrás);

- participar da campanha nacional junto a outras entidades (incluído Contraf-CUT e Fenae) e mantendo o papel de vigilantes para que não seja implantado nenhum tipo de privatização na empresa;

- ganhar as ruas (exemplo: condomínios do projeto Minha Casa, Minha Vida) e trazer a população para a luta;

- criar Frentes Parlamentares contra a privatização nos âmbitos municipal, estadual e federal;

- audiências públicas para debater o tema.