A bancária Juliana Donato venceu as eleições para o Conselho de Administração do BB (Caref) com 27.196 votos contra 20.565 votos obtidos por Rafael Matos, candidato apoiado pela Contraf CUT. Essa é a mostra de que os trabalhadores querem realmente uma representante independente do governo para representar seus interesses.
O BB tentou impedir a eleição de Juliana para o conselho. Representante da Oposição Bancária e delegada sindical do Complexo São João, em São Paulo, ela está respondendo a um inquérito disciplinar, que procura impedir sua atuação como representante dos funcionários. No primeiro turno sua candidatura chegou a ser impugnada, mas foi garantida por uma liminar da Justiça do Trabalho.
Essa foi a melhor resposta que a base dos trabalhadores do BB poderia dar às traições que a Contraf CUT vem fazendo nos últimos anos. Agora os trabalhadores do BB têm como representante uma bancária independente do governo e da direção do BB no CAREF.
Oposição Bancária teve papel decisivo
O maior percentual de votos obtido por Juliana foi no RN, ao todo 84,49% dos 735 bancários que votaram no nosso estado optaram por Juliana. Sua votação foi expressiva também no Maranhão, sindicato que compõe junto com o RN a Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB).