O Sindicato dos Bancários do RN, em visita à agência do Bradesco da Prudente de Moraes na tarde desta terça-feira, 10, constatou apenas dois caixas em funcionamento. A fila enorme se acumulava e a espera era superior a uma hora. Após a orientação do Sindicato para que os clientes procurassem seus direitos, o banco determinou que mais um caixa fosse aberto. O guichê estava parafusado e a pressão do sindicato e dos clientes obrigou o banco a reabrir o caixa.
A situação na agência Prudente de Moraes é extremamente preocupante. O prédio está em reforma, parte do teto está danificada, muita fiação exposta e não há piso. Tudo isso já torna o ambiente insalubre para o trabalho, o que é complementado pelo acúmulo de clientes em uma fila enorme.
Para a personal trainner Sulamita Fernandes que já estava há uma hora na fila e ainda não sabia quando seria atendida, o banco não tem o menor respeito pelo cliente. “A gente precisa sair mais cedo do trabalho para pagar alguma conta pois sabe que vai perder muito tempo na fila. O gerente fica lá sentado, nem aí pra gente e os trabalhadores ficam sob pressão.”, declarou.
A revolta dos presentes obrigou o banco a determinar a reabertura de mais um guichê. O mais interessante é que a janela estava lacrada com um vidro areado, e teve que ser trocada pelo vidro que permitia o atendimento dos clientes.
A reforma do banco já está sendo feita visando a diminuição do atendimento. Os terminais de atendimento estão sendo fechados para deixar o cliente fora das agências. Essa vem sendo prática constante do Bradesco. O Sindicato já recebeu denúncias da prática de “filtrar” clientes impedindo pagamento de boletos menores de mil reais ou de outros bancos.