Notícias

Em protesto contra votação do PL 4330 bancários retardam abertura de agências

07/04/15

O Sindicato dos Bancários coordenou uma manifestação contra a votação do Projeto de Lei 4330/04 que tinha previsão de ser votado neste dia 7 de abril. A manifestação retardou a abertura d e várias agências bancárias, principalmente no centro de Natal. A intenção foi de pressionar os parlamentares a não aprovarem este ataque à classe trabalhadora.


O PL 4330 de autoria do deputado Sandro Mabel, substituído pelo do deputado Arthur Maia de mesmo teor, está há onze anos em tramitação no Congresso. O Projeto prevê a regulamentação da terceirização da atividade-fim. Isso também representa o fim da responsabilização de uma empresa que contrata uma terceirizada para o exercício de qualquer função.


A terceirização do trabalho precariza ainda mais as relações e expõe o trabalhador a riscos. Um trabalhador terceirizado trabalha em média três horas a mais por semana e recebe 27% menos que um funcionário contratado. Além disso, oito em cada dez acidentes de trabalho registrados pelo INSS ocorrem com os terceirizados.


A aprovação do projeto irá acabar com a organização dos trabalhadores em sindicatos por categoria e pode também significar o fim do concurso público.

Estiveram presentes na manifestação representantes de vários Sindicatos, entidades e movimentos políticos e sociais, entre eles: Sindsaude, Sintest, Sindforte, CSP-Conlutas, Intersidical, PSOL, PSTU, Movimento Mulheres em Luta, FASUBRA, AFBNB e Conselho Regional de Saúde.