O dia 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data foi instituída em 2003 pela Organização Internacional de Trabalho (OIT), em alusão a tragédia de 1969, onde uma mina explodiu no estado norte-americano da Virginia e que ocasionou na morte de 78 mineiros. No Brasil, a data foi sancionada em 2005, e neste ano completa 10 anos.
Segundo a ONU, 313 milhões de empregados sofrem acidentes de trabalho, e milhares de trabalhadores não sobrevivem. Somente neste mês foram contabilizadas 3 mortes por acidente de trabalho no Rio Grande do Norte. 80% das ocorrências ocorrem com trabalhadores terceirizados, pois o nível de precariedade dos locais e instrumentos de trabalho é alto. Com a aprovação do PL 4330, os números vão aumentar consideravelmente no país.
Muitas vítimas omitem as suas situações por acharem que a empresa não tem relação alguma com os acidentes e doenças adquiridas no trabalho, e as empresas terminam por não fazer a Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT. Esse documento é muito importante para registrar e reconhecer a doença ocupacional e o acidente de trabalho ou de trajeto, e caso o empregador não o faça, o próprio trabalhador, dependente, entidade sindical, médico ou autoridade pública, podem efetivar o CAT a qualquer momento via on-line ou em alguma agência do INSS.
Por isso é importante que esta data seja lembrada todos os anos, para que o número de vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais seja cada vez menor.