A eleição para membro da Comissão de Ética do BNB ocorrerá no dia 14.05.2015 (quinta-feira), em todas as unidades do BNB. São 20 (vinte) Candidatos para escolha de membros (titular e suplente) da Comissão, mandato 2015-2018.
Segue abaixo texto de Joserri Lucena, candidato à comissão que conta com o apoio deste SEEB RN:
"
A eleição para representante na Comissão de Ética tem 20 candidatos, cujo perfil vocês receberam, ontem. Fico feliz em ver o interesse demonstrado por colegas de várias unidades e que ocupam cargos os mais diversos possíveis, em representar seus pares, na perseguição de um ideário Ético.
Se pudesse, gostaria de enviar esta mensagem a todo o corpo funcional – é claro, desde que a opção estivesse disponível para todos os candidatos – mas tomo a liberdade de enviar aos mais de perto (colegas do RN e alguns poucos com quem tive contato e o vínculo não se perdeu no caminho).
Gostaria que antes da eleição tivéssemos uma discussão sobre a Ética e sobre o papel de um membro NA Comissão; gostaria até que houvesse um debate entre os candidatos, assistido de forma ampla pelos colegas (via intranet, etc), de forma a evidenciar a magnitude e a importância da Comissão para nosso dia a dia.
Como não é esse o formato, espero que a minha trajetória de vida pessoal e profissional sirvam para que os colegas percebam mais conteúdo em mim do que as 5 linhas autorizadas para a divulgação da candidatura.
Sei que SER ÉTICO é mais importante do que apenas parecer Ético. Quem me conhece, sabe que a Ética faz parte de minha conduta quotidiana – não por causa do interesse na campanha – na minha vida pessoal, no trato com a família, com os amigos, e na defesa dos que por algum motivo não podem externar publicamente suas posições (por receio de retaliações).
A busca por um Clima Organizacional favorável à Conduta Ética como regra, é o que vai tornar esse tema parte de nossa Cultura Organizacional, e espero poder contribuir para essa construção.
Precisamos aprofundar a discussão e apresentar soluções para questões do dia a dia, como a diferença de tratamento entre funções gerenciais e técnicas, as indicações para cargos de confiança, observando critérios técnicos e a Ficha do indicado, a relação gestor/subordinados, e muitas outras demandas que porventura não recebam a devida atenção e importância.
Seja você um admirador de Espinosa, de Aristóteles ou tenha sua própria visão do que é Ética, o convido a pavimentarmos essa jornada, juntos.
Espero ter cada um de vocês na conta dos que merecem seu voto; mesmo se já tiver opção, peço uma reconsideração para representar o anseio dos colegas que desejam que problemas sérios sejam tratados ainda na sua origem, evitando a exposição desnecessária de pessoas e da empresa em denuncismos – cuja apuração tardia não corrige injustiças.
Se não for este o desígnio, espero que você tenha optado por uma boa escolha, dentre as disponíveis, mas sobretudo que dialogue com seu candidato para que o processo não seja uma fase mecânica e impessoal, mas relevante para nosso futuro."