Na tarde do dia 18 de maio, a coordenadora-geral do Sindicato, Marta Turra, o diretor de Previdência e Aposentados, João Bezerra, participaram, na GEPES-Natal, da posse de 17 bancários aprovados no concurso de 2013 e nomeados por força de uma Sentença da 11ª Vara do Trabalho de Natal.
Marta Turra fez uma explanação do papel dos sindicatos no Brasil e a forma como nossa Entidade atua, sempre na defesa dos bancários e na colaboração com outras entidades dos trabalhadores.
Na oportunidade, uma bancária comentou, em forma de crítica construtiva, que o Sindicato não deu apoio ao grupo durante o andamento do processo. Aceitamos, sem nenhum constrangimento, tal crítica, porque ela nos serve de lição a respeito de como devemos proceder, no futuro, em casos semelhantes. Porém, não podemos deixar de registrar que, quando fomos procurados, prestamos o apoio que nos parecia possível naquele momento, como indicar o Escritório de Advocacia que nos dá assistência para prestar as informações necessárias; realizamos algumas reuniões na sede do Sindicato; comparecemos ao Ministério Público do Trabalho juntamente com o grupo; fomos à GEPES Natal, entre outras ações. A partir daí, tendo em vista que os concursados ainda não estavam integrados à categoria bancária, deixamos à disposição do Escritório de Advocacia que, defendendo uma brilhante tese, conseguiu uma vitória inédita na história dos bancários do RN e, quiçá, no Brasil.
Acompanhamos o Oficial de Justiça ao Banco do Brasil no momento da notificação judicial e reafirmamos o já dito em nosso Luta Bancária nº 10, que estamos orgulhosos do ato de cidadania dos concursados e acompanhando o desenrolar da Ação e prontos a ajudá-los em possíveis recursos de iniciativa do Banco contra essa grande vitória.