Notícias

Debate sobre déficit da Funcef é barrado no CONECEF

29/05/15

Tradicionalmente, o CONECEF reserva espaço, em sua programação, para discussão de propostas e questões relativas à FUNCEF, que inclusive são, posteriormente aos debates, sistematizadas em Resoluções que, uma vez aprovadas no Congresso, constituem a base das negociações que as entidades de representação dos empregados da CAIXA irão estabelecer com a empresa e a Fundação, visando à sua implementação.

Nesse processo, é usual e desejável que os Diretores Eleitos pelos empregados tenham um espaço na programação, de forma a prestar contas de sua atuação e esclarecer dúvidas e anseios sobre as atividades da Fundação, o que sempre foi observado na história dos CONECEF.

Neste ano, num momento de inédita insegurança dos empregados em relação aos rumos da Fundação, em virtude da situação de elaboração do equacionamento do REG/REPLAN, das dúvidas suscitadas sobre investimentos e perspectivas futuras de equilíbrio dos planos da FUNCEF, é de se imaginar que haja bastante interesse dos congressistas em debater esses e outros assuntos relacionados à FUNCEF, para reporte e esclarecimentos junto às respectivas bases.

Entretanto, não parece ser essa a percepção da organização do 31o. CONECEF, que se inicia no próximo dia 12 de junho, em São Paulo.

Numa demonstração de desrespeito à legítima representatividade dos Diretores Eleitos da FUNCEF e desinteresse com os anseios dos participantes e assistidos, a organização do CONECEF, de forma inédita, optou pela realização de convite ao Diretor de Investimentos da FUNCEF, Maurício Marcellini, indicado pela Patrocinadora para participar da atividade destinada a debater a situação da Fundação, durante a programação do Congresso.

Assim, talvez pela 1a. vez, desde que os empregados da CAIXA conquistaram a realização de eleições para a Diretoria da FUNCEF, o CONECEF não terá a participação dos Diretores Eleitos pelos participantes da FUNCEF em seu principal Congresso.

Lamentamos a opção feita pela organização do 31o. CONECEF e a oportunidade desperdiçada para qualificar o debate sobre a situação da FUNCEF junto às lideranças dos empregados.

Os diretores eleitos da FUNCEF são frutos de uma conquista histórica de todos os empregados da CAIXA, não apenas de algum grupo específico, e, como tal, não podem e não devem ser alijados do debate sobre a situação e os rumos da Fundação, em favorecimento dos diretores indicados pela Patrocinadora.