Notícias

Ato Público fecha dia nacional de lutas

29/05/15

Na tarde desta sexta-feira, 29, o Sindicato dos Bancários do RN participou de Ato Público no Centro de Natal pelo Dia Nacional de Lutas. A concentração ocorreu no Baldo e subiu pela Rio Branco convocando os trabalhadores a se unirem à luta. A mobilização é importante na construção de uma greve geral que é o único possível de barrar este ataque aos trabalhadores.

 A terceirização é algo que está cada dia mais presente em nossas vidas. Entretanto ela só é favorável para o empresário. O trabalhador fica exposto a uma jornada de quase um terço a mais e um salário até 30% menor. Além disso, 80% dos acidentes de trabalho ocorrem entre os terceirizados. É uma forma de oprimir e explorar a classe trabalhadora para aumentar o lucro. O Congresso já aprovou o PL 4330 que regulamenta esta prática, agora, no Senado, sendo chamado de PLC 30/2015, o projeto continua em tramitação.

 Já o Governo federal vem tentando ajustar as contas para pagar a dívida pública. Para isso, ao invés de cobrar de quem tem mais, afinal os bancos tiveram lucros recordes no primeiro trimestre do ano, promovem o arrocho dos trabalhadores, e ataca seus direitos a, por exemplo, seguro-desemprego e pensão por morte.

 O Dia Nacional de Lutas é um grito da classe trabalhadora que pretende impedir que o governo continue a atacando. Pela manhã, os bancários atrasaram a abertura das agências em uma hora no Alecrim.