Pelo menos o Bradesco (BBDC4) e o Santander (SANB11) entregaram propostas para compra do HSBC no Brasil, segundo informações levantadas pelas agências de notícias dos jornais "O Estado de S. Paulo" e "Valor Econômico" nesta terça-feira (7).
O prazo para a entrega das propostas terminou à meia-noite. Enquanto o Valor afirma que a participação do Itaú (ITUB4) no processo é quase certa, o Estadão diz que o banco está de fora da disputa.
A melhor oferta vai garantir que o vencedor possa negociar com exclusividade uma proposta pelos ativos brasileiros do HSBC, que estão avaliados pelo Banco Central em R$ 168 bilhões.
De acordo com o Estadão, o Bradesco ainda é o favorito a comprar pelo menos parte dos ativos do HSBC, porque isso significaria encostar em seu principal concorrente em termos de tamanho, o Itaú, praticamente eliminando a diferença obtida quando o rival comprou o Unibanco.
Para o espanhol Santander, a proposta seria interessante por permitir ampliar sua presença no país, com pouca sobreposição de agências.
Segundo o Valor, a proposta feita pelos interessados não inclui uma parte do banco de atacado do HSBC, que deve continuar sendo gerida pela matriz da instituição.