O Sindicato dos Bancários na edição 18 do Luta Bancária faz uma homenagem ao escritor Vito Gianotti:
Este Luta Bancária é um jornal, feito pelo Sindicato dos Bancários do RN com o intuito de informar a categoria. Além disso, também nos dispomos a dar argumentos para formar a opinião e fortalecer a luta da classe trabalhadora.
Como este veículo de comunicação, existem outros milhares pelo país. De sindicatos, associações, mas sempre ali, tentando disputar a hegemonia.
O que seria isso? A dita ‘‘grande imprensa’’ tem um lado e costuma defendê-lo com unhas e dentes. E este lado com certeza não é o do trabalhador. Por isso é tão importante que tenhamos os nossos meios para mostrar o ‘‘outro lado da moeda’’.
No Brasil, nessa luta, destaca-se um militante: o italiano Vito Gianotti. Fundador do Núcleo Piratiniga de Comunicação, no RJ. Vito foi metalúrgico em São Paulo no fim dos anos 1970 e foi lá que ele se atentou a importância da comunicação para disputar espaço com os patrões e conquistar corações e mentes.
Daí começou a estudar, escreveu livros, criou um instituto para ministrar cursos pelo Brasil e tentar criar um cultura de valorização da comunicação pela esquerda brasileira.
Com seu ar debochado e desbocado, fazia de seus cursos atraentes e disputados por jornalistas, sindicalistas e todo o tipo de pessoas que pudessem se interessar por esta área.
Vito nos deixou na madrugada do dia 25 de julho, vítima de uma parada cardíaca. Seu velório, no Sindipetro no RJ conseguiu juntar pessoas de várias ideologias. Uma prova que sua luta não morrerá.