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Procon reúne instituições bancárias e cobra melhorias para o consumidor

30/07/15

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (29), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Natal), o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) reuniu representantes das instituições financeiras da cidade do Natal com objetivo de afinar as relações entre o órgão e os bancos.

Durante a reunião, que contou com a participação do gerente de Normas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Evandro Zuliani, o diretor-geral do Procon Natal, Kleber Fernandes apresentou dados relevantes sobre a atuação do órgão junto às instituições financeiras natalenses. Segundo ele, em dois anos e meio, 134 autuações foram realizadas pelo Procon Natal, resultando na aplicação de mais de R$ 4 milhões em multas.

“Diante desses números e da continuidade das infrações, o Procon Natal decidiu reunir os representantes dos bancos e da Febraban para exigir a apresentação de um plano de ações e redução dessas infrações, buscando a adequação e melhoria no atendimento”, afirmou Fernandes. Ele acrescentou que “os recursos arrecadados com a aplicação de multas estão servindo para aparelhamento do órgão e isso retorna para o consumidor. Porém, a nossa intenção não é essa. O nosso objetivo é que as instituições melhorem suas instalações físicas e técnicas para atender o consumidor de forma eficaz”.

Entre as principais infrações apontadas pelo Procon Natal estão o tempo máximo de espera nas filas dos caixas; a segurança do consumidor dentro e fora das agências com instalação de câmeras e a triagem e atendimento. “Nós estamos totalmente abertos ao diálogo e a nossa intenção é ouvir quais são os problemas e setorialmente trazer os bancos para esse alinhamento. Acreditamos que é possível resolver muitos problemas, independente, da aplicação de sanções e processos administrativos”, declarou Evandro Zuliani, gerente de Normas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

Estiveram presentes representantes do Banco do Brasil; Bradesco; Caixa Econômica Federal; Bradesco e Santander. Uma nova reunião para apresentação de resolução das pautas apresentadas foi marcada para o dia 25 de setembro.


NOTA DO SINDICATO

Sabemos que os Bancos não querem mais os pequenos clientes nas agências. Os Bancos estão virando balcões de negócios enquanto que os caixas estão sendo jogado aos "leões", ou seja, aos clientes já enfurecidos pelo mau atendimento. Fiquemos de olho, pois toda ação para incentivar o cumprimento de leis é bem vinda. Esperamos que, para o cumprimento destas regras, os Bancos contratem mais funcionários. Seria respeitoso com os clientes e com os funcionários que hoje estão sobrecarregados.