SÃO PAULO - Na manhã da próxima quinta-feira (28), o Santander (SANB11) divulgará seu resultado do segundo trimestre, dando início, juntamente com o Bradesco (BBDC3; BBDC4), à temporada de balanços dos bancos. Mais uma vez o lucro das grandes instituições devem chamar atenção, apesar do agravamento da crise econômica no Brasil e dos baixos níveis de confiança e investimento.
No caso do Santander Brasil, projeções de analistas compiladas pela Bloomberg apontam para lucro de R$ 767 milhões entre os meses de abril a junho, contra R$ 528 milhões no mesmo registrado no mesmo período do ano passado, crescimento de 45,27%.
Para analistas do Brasil Plural, esse crescimento será auxiliado por uma inadimplência sob controle, com o banco aparecendo como um player "atrasado" entre seus pares nesse ciclo. Mas, apesar do crescimento robusto do lucro, analistas citam que a carteira de crédito do banco deve seguir desacelerando, enquanto as margens podem sofrer com a instituição seguindo o mesmo caminho que seus pares privados e migrando para carteiras de menor risco, ou seja, que possuem retornos menores.